Sombras que falam

20/04/2016 09:00

O processo para buscaro impedimento da senhorapresidentAH ultrapassoumais uma fase com a votação do parecer oriundo daComissão Especial instauradapela Câmara Federal.Antes, sob ampla defesapara todos os deputados ea passagem do parecer aojuízo do Supremo TribunalFederal, ficou provado ocrime de responsabilidadecometido pelo Executivo,decisão firmada nos termosda Carta Magna. Os ministrosdo STF, exceção dedois, assinalaram e comprovaramo crime em vibrantesperorações no plenáriodaquela egrégia Corte.

Com a decisão dos ministros,juristas de renomee de larga vida debruçadano fazer jurídico e senhores de jurisprudências relevantes,conhecedores dalegislação brasileira e, emespecial, da ConstituiçãoFederal, o tema exgotouse,cabendo à Câmara dosDeputados a apreciaçãofinal pelo plenário e encaminhamentodo processoao Senado Federal, comofoi feito nos termos da lei.

Importante feito foi avotação do parecer sob votosnominais, em aberto,comentados e justificadospor todos os deputados,com apenas uma falta. Semdúvida, exercício pleno dademocracia que nos preside.A nação tomou conhecimentode representantes dopovo que nunca haviam sidovistos em ações parlamentares,verdadeiras sombras queemergiram, como os zumbisda ficção literária e artística.E falaram estas sombras, esbravejarammuitas, gritaramoutras, deixaram a timidez algumas tantas. E a palavrade ordem dos defensoresda presidentAH foi uma só,perdigotada à exaustão:“Golpe!!!!!”

Uma pausa para ligeiroraciocínio meu, que curseia UCP e sou Bacharel emDireito

Seguinte: se os doutosministros do STF, na análisepercuciente do parecer,encontraram evidências daexistência de crime de responsabilidade,provaram emexposição oral a certeza deseus pareceres, como aceitarque deputados gritem“Golpe!!!”, ao defenderemsua aliada! O que entendoé que ditos parlamentarestransferiram aos magistradosa mesma pecha,taxando-os de golpistas…Estarei equivocado? Nossosministros são ou agemcomo golpistas?! E, brasileirase brasileiros, pelo nívelcultural de muitos deles, como aceitar tal insulto aosínclitos ministros do STF, sealguns acusadores nem sabemarticular, com correção,um beabá de nível médio!?

Sombras que falam, simsenhor, capitaneadas por espertalhões- e eles próprioso são, tanto que estão lá noCongresso – representando,como zumbis, as práticastumulares de um populismoque a Ciência Políticasempre repudiou e que nãocabe mais em nosso País,mas que subsiste na classepolítica de preparo confusoe de pouca capacitação.

O espelho de tudo o queassistimos, nos encaminhapara o pensamente em umasã política, em políticos preparados,em uma reformapolítica séria e comprometidacom a modernidade queeleva as nações desenvolvidas;assim, eis o projetoque devemos deixar para aspróximas gerações.

Últimas