Sondagem da Firjan revela otimismo dos empresários

19/02/2020 15:07

As indústrias de Petrópolis e Teresópolis deverão fazer novos investimentos em 2020, é o que revela a Sondagem Industrial do Rio de Janeiro, divulgada pela Firjan na última segunda-feira. Esta é a primeira vez desde 2018, que o indicador mostra aumento no nível de otimismo dos empresários da indústria sobre novos investimentos (58,9 pontos) em suas empresas. O resultado é superior as demais regiões fluminenses e segue tendência nacional.

Nesta linha, os empresários ouvidos pela pesquisa acreditam em aumento da demanda por produtos (65,3) e, consequente, compra de matéria-prima (62,9). Há ainda expectativa positiva sobre o aumento nas exportações (60,7), indo de encontro a um cenário de crescimento nas vendas para o mercado internacional pelas empresas da região.

A Sondagem mostra também que a indústria das duas cidades apresentou melhora nos últimos três meses de 2019. O resultado segue um quadro de oscilação ao longo do ano passado. No entanto, em reflexo ao processo de recuperação econômica da região, a Capacidade Instalada das indústrias fechou o último trimestre com 67%, número superior se comparado com o mesmo período de 2018, onde o indicador apontou 59% de utilização.

“Existe uma lenta recuperação, mas já é um sinal positivo diante de tantas notícias ruins. Algumas indústrias da região já estão contratando funcionários para ocupar os espaços que foram deixados por conta de crise que vivemos nos últimos quatro anos. É importante que novos projetos saiam do papel, assim como a aprovação da reforma tributária e administrativa, que sinalizam que há garantias para que investimentos sejam feitos no Brasil”, destaca o presidente da Firjan Serrana, Julio Talon.

Apesar de lento, o resultado positivo também animou os empresários das indústrias que apontaram depois de anos uma pequena melhora na saúde financeira dos seus negócios. Esse movimento ocorreu, principalmente, pela margem de lucro (47,6), que ainda é insatisfatória, mas apresentou melhora em relação a 2018 (43,5). Já o acesso ao crédito segue sendo uma dificuldade dos industriais (33,3).

A Sondagem Industrial é um levantamento de opinião empresarial, que tem como objetivo identificar as situações passadas e expectativas futuras indústria. 

Últimas