SOS SERRA inicia projeto para potencializar Nudecs em Petrópolis; mais de 100 rádios comunicadores serão distribuídos neste sábado

20/jan 09:05
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Para potencializar o trabalho de união entre governo e sociedade civil, a associação SOS SERRA está realizando um programa de incentivo aos Nudecs – Núcleos de Defesa Civil Comunitários em Petrópolis. Ao todo serão 155 rádios comunicadores distribuídos para os 31 Nudecs da cidade.

A apresentação do equipamento vai acontecer em um encontro com os Nudecs neste sábado (20), das 09h às 12h, no espaço do SOS Serra, localizado na rua General Rondon, 637, no bairro Quitandinha.

“Esses encontros foram uma sugestão dos próprios líderes comunitários na reunião final do projeto de elaboração do plano de emergência da SOS SERRA, que aconteceu em 2023. Essas lideranças sentiam falta de uma troca de experiências – de forma presencial – entre os Nudecs, de um mecanismo que unisse as comunidades, potencializando as boas práticas em momentos de desastre. Rapidamente respondemos oferecendo nosso galpão e toda estrutura para fazer isso acontecer”, diz Guilherme Werneck, um dos fundadores da associação.

Cada núcleo comunitário ficará responsável por 2 a 3 rádios, critério definido a partir da abrangência de localidades do Nudec, que somente poderão ser utilizados para comunicação de emergência direta com a Defesa Civil e com outros membros do Nudec de sua região. Um curso para rádio comunicadores será ministrado no mês de fevereiro para utilização correta dos equipamentos.

Os rádios comunicadores funcionarão em frequência particular direta com a Defesa Civil e vão facilitar a ampliar a capacidade de comunicação do Nudec na sua localidade, mesmo com a falta de energia elétrica. O objetivo é qualificar a comunicação comunitária em situações de emergência para garantir que as informações sejam claras e possam apoiar o órgão nas ações operacionais.

Além da entrega dos rádios e explicações sobre modos de utilização, Defesa Civil vai apresentar o mapa de ações realizadas no município e o Plano de Resiliência Individual de Petrópolis (PRI), e líderes de 3 Nudecs vão relatar suas experiências: Dr. Thouzet, Caxambu e Floresta.

Atualmente, o município conta com 31 Nudecs, que atendem 96 comunidades, em seus 5 distritos: Petrópolis (primeiro distrito), Cascatinha (segundo), Itaipava (terceiro), Pedro do Rio (quarto) e Posse (quinto).

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil possui material educacional informativo que pode ser acessado por meio do link.

Últimas