Substituição de urnas eletrônicas em Petrópolis tem redução de 94% neste ano

Município teve 152 equipamentos substituídos em 2022

29/out 17:17
Por Maria Julia Souza I Foto: Enzo Gabriel/Tribuna de Petrópolis

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), somente uma urna precisou ser substituída em Petrópolis durante o segundo turno das eleições municipais 2024. A substituição foi realizada no CIEP Gabriela Mistral, na Posse, que faz parte da 65ª Zona Eleitoral. Ao todo, entre os dois turnos do pleito, nove equipamentos precisaram ser substituídos na cidade. 

Em comparação às eleições gerais em 2022, a redução das substituições é de 94,08%. Na época, 91 urnas precisaram ser substituídas no primeiro turno. Já no segundo turno, o número diminuiu para 61. No somatório dos dois turnos, 152 equipamentos foram substituídos. Naquele ano, 750 urnas foram utilizadas no município durante o primeiro e o segundo turno. 

Já no comparativo ao último pleito para os cargos municipais, em 2020, os dados registrados este ano apresentaram um leve aumento. Naquele ano, quatro urnas foram substituídas durante a votação no primeiro turno e nenhuma precisou ser trocada no segundo turno. Ao todo, 649 equipamentos foram utilizados nos dois turnos das eleições. 

De acordo com o TRE-RJ, neste ano o município recebeu 801 equipamentos para as seções eleitorais e outros 90 de contingência. Desse número, 516 urnas foram encaminhadas para a 29ª Zona Eleitoral e outras 375 para a 65ª Zona Eleitoral. 

Urnas substituídas no estado

No Estado do Rio, além de Petrópolis, somente o município de Niterói teve segundo turno para a disputa do cargo de prefeito. Na cidade, quatro urnas apresentaram problemas e precisaram ser substituídas. No total, cinco urnas foram substituídas no estado. 

Já no primeiro turno, foram substituídas 347 urnas eletrônicas em todo o estado, o que representa 0,95% das seções efetivas. Esse número é inferior ao registrado nas eleições gerais de 2022, quando 1.047 (3,07%) urnas foram substituídas e, no pleito municipal de 2020, em que 977 (3,06%) precisaram ser trocadas.

Auditoria da votação eletrônica

Nesse domingo (27), nove urnas eletrônicas de Niterói e Petrópolis passaram por um dos dois tipos de Auditoria de Funcionamento da Votação Eletrônica (Teste de Autenticidade e Teste de Integridade) no segundo turno. 

Em Petrópolis, a seção 403 da 29ª Zona Eleitoral, na Paróquia Santa Clara, na Coronel Veiga, e a seção 1 da 65ª Zona Eleitoral, no Liceu Municipal Carlos Chagas Filho, na Avenida Barão do Rio Branco, passaram pelo Teste de Integridade. Já a seção 70 da 65ª Zona Eleitoral, na Escola Municipalizada Hercília Henriques Moret, em Corrêas, passou pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.

No primeiro turno, a Cidade Imperial teve a seção 17 da 65ª Zona Eleitoral, na Escola Municipal Rosemira de Oliveira Cavalcante, no Itamarati, sorteada para o Teste de Integridade

Últimas