Supervisor de TI da Unimed Petrópolis apresentará artigo em conferência europeia

27/06/2021 19:26
Por Redação / Tribuna de Petrópolis

O Supervisor do setor de Tecnologia da Informação da Unimed Petrópolis, Antonio Pedrosa, apresentará um artigo na 31ª Conferência Europeia de Segurança e Confiabilidade, ESREL, motivo de orgulho para a cooperativa de saúde.

O evento, que é realizado anualmente, possui relevância mundial e visa promover inovação no controle de riscos e otimização do desempenho dos sistemas sociotecnológicos. 

Antonio é estudante de mestrado em Gestão de Sistemas de Engenharia na Universidade Católica de Petrópolis e, em seu artigo publicado, aborda a importância da conformidade de um chatbot – aplicativo de inteligência artificial (IA) que permite uma conversa automatizada com pessoas – com a Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD.

Segundo ele, a escolha do tema se deu através da implantação do chatbot da Unimed Petrópolis, a assistente virtual de Atendimento, Ana. “Esse é um tema que tenho muito interesse e as informações contidas nesse artigo podem ser aplicadas aqui na nossa empresa, no sentido de mantermos o nosso chatbot em conformidade com a LGPD”, explica Antonio. 

A Conferência Europeia de Segurança e Confiabilidade será realizada em Angers, na França, de 19 a 23 de setembro, mas devido a pandemia da Covid-19, a participação de Antonio será feita de maneira remota. Ele conta que está muito feliz e que a conquista envolveu várias etapas. 

“Foi bem trabalhoso. Primeiro, passei pelo processo de aprovação do resumo do artigo e depois da aprovação do artigo como um todo. Após isso, a revisão pela banca da Conferência e, por fim, o meu artigo foi aceito. Estou muito feliz! Além disso, outros colegas do curso de mestrado também tiveram seus artigos aprovados”, finaliza o supervisor do setor de Tecnologia da Informação da Unimed Petrópolis. 

Sobre a LGPD 

A Lei Geral de Proteção de Dados estabelece diretrizes para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais. No Brasil, a legislação entrou em vigor no final de 2020 e exige a adequação das empresas.

Últimas