Suspensão do aumento dos ônibus é temporária

05/08/2023 05:05

A suspensão do reajuste dos ônibus em Petrópolis é temporária. Só até os novos membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes analisarem a planilha de custos que compõem a tarifa. A justiça entendeu como válidos os argumentos dos políticos que ingressaram com ação sobre a composição do Comutran. Quando foi votado o reajuste o mandato deles tinha acabado e eles não poderiam ter opinado sobre o valor.

R$ 4,95 só até o dia 10

Até o dia 10 de setembro, a tarifa volta aos R$ 4,95 e se faz uma nova votação pelos novos membros do Comutran que acabaram de ser eleitos no dia 29 de julho. Mas, a planilha será a mesma? Porque se for, ela apontará os mesmo custos que justificam a majoração. Se o deputado e os vereadores que ingressaram com a ação que suspendeu temporariamente a tarifa forem tenazes entram com outra ação questionando diretamente a planilha.  Essa, sim, pode ser uma atitude que conteste o valor e não como ele foi aprovado ou por quem foi aprovado.

Passinho à frente, faz favor!

De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus, virou uma ‘febre’ entre as crianças de Petrópolis ir às garagens dos ônibus conhecer os veículos e o sistema. Como vocês sabem, os Partisans têm a maturidade de uma criança de quinta série e a gente não pode deixar de pensar que é só mesmo indo nas garagens para os estudantes conhecerem os ônibus. O que pega na visita é quando as crianças perguntam porque o motorista também é trocador.

Contagem

E Petrópolis está há 89 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

E começaram as aulas do curso de auxiliar de padaria e confeitaria, ministrado pelo Senai Petrópolis, no restaurante ‘lá,’ em parceria com o Instituto Caminho da Roça. São 20 alunos, todos de Secretário, que participam do programa de formação profissional da entidade, ong atuante em Petrópolis.

E pode piorar

E a gente destacou na edição de ontem que a prefeitura está em maus lençóis tentando arrumar hospitais particulares que disponibilizem, pelo SUS, 375 leitos de clínica médica e de 280 leitos de longa permanência. E tem que ser com pressa e não apenas porque precisamos das vagas, mas porque estaria sendo programada a reforma do segundo andar do Hospital Nelson de Sá Earp com o fechamento de todas as vagas de clínica médica até o fim das obras. Só estão aguardando a UPA Centro, provisoriamente ‘abrigada’ na unidade, sair de lá.

Dudu para prefeito

Ele disfarça quando se toca no assunto perto dele, mas fica todo pimpão nos bastidores. O vereador Dudu pode ser também candidato a prefeito ao invés de apenas apoiar algum dos nomes já ventilados.  Para quem não sabe, sempre teve uma mãozinha de Dudu nas eleições majoritárias. Há apoiadores que defendam que ele venha para as cabeças e deixe de ser intermediário.

Vai resistir a esse olhar? Hoje, de 10h às 15h, rola campanha de adoção de animais promovida pela Dog’s Heaven no Petropolitano da Roberto da Silveira, fazendo parte da Feira 4.0.

Sucateamento

A CPTrans vinha fazendo, anualmente, levantamento de acidentes de trânsito. Esta estatística, com dados dos Bombeiros e hospitais, servia para campanhas educativas e reforço em sinalização. O estudo não é realizado desde 2020.  O sucateamento das instituições públicas não se dá apenas em bens materiais, mas também em dados técnicos.

E o estudo?

E a Conferência Municipal de Trânsito e Transportes, sábado, que elegeu novos membros do Conselho Municipal de Trânsito serviu também para apresentação do estudo (mais um) da Coppe/UFRJ sobre mobilidade urbana. Foi apresentado na reunião incluindo aquele indicação de mobilidade ativa, que é o andar a pé. Mas cadê o estudo para a gente consultar? Onde clica?

E a mobilidade?

Falando ainda em mobilidade, em junho do ano passado, encerrou prazo para que municípios com mais de 250 mil habitantes, que é o nosso caso, preenchessem o formulário da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana (Pemob). É com dados desse estudo que o Ministério do Desenvolvimento Regional define investimentos na área. Afinal, o que conquistamos de verbas? Porque mobilidade depende de obras e de recursos financeiros….

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

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