Tarde de chás e quitandas neste domingo

16/07/2016 10:00

Pelo mundo, cada vez mais as pessoas estão se deixando seduzir pelos diferentes aromas e sabores dos chás. Depois da água é essa a bebida mais consumida no planeta, mas há muito sobre este universo para conhecer e se encantar. Em regra, a preparação de chás no Brasil é feita sem o cuidado necessário para que eles façam bem para alma, saúde e pro paladar, e acabam comprometendo assim suas propriedades.

O ritual do chá, seja ele como e onde for, reúne pessoas, sua degustação envolve confraternização. Por isso, o mundo das infusões é tema do próximo evento do La Mesa Gastro Lar, em Itaipava. O chef Javy Larroquet convidou Camila Caires, pesquisadora do uso das plantas medicinais através das infusões, para ocupar sua cozinha e oferecer com ele uma tarde de chás e quitandas veganas, neste domingo, a partir das 15h.

Camila é mestre em Psicologia, pesquisadora de práticas de cuidado através da alimentação. Após workshop no Instituto The Ohlone Center of Herbal Studies na Califórnia e de uma imersão na fazenda San Benito Tea Company de produção de ervas orgânicas e comercialização de chás, continuou no Brasil com sua pesquisa e iniciou sua proposta de oficinas sobre o assunto. Seu projeto Chaísmos Cotidianos logo se tornará uma marca própria de chás.

A ideia é aproveitar a tarde agradável e reunir um pequeno grupo para conhecer mais sobre o ritual do chá. Acompanhando as infusões, Javy e Camila irão servir quitandas sem o uso de leite, ovo e farinha branca: bolo de laranja com infusão de cardamomo e erva doce, brownie vegano, pãozinho de batata baroa e torta de maçã.

Ocupando a cozinha do Gastro Lar, a turma irá aprender o passo a passo dessa torta de maçã e trocar experiências sobre as substituições que foram feitas em todos os preparos, como ovo por linhaça hidratada e moída no liquidificador e leite por leite de coco. Javy e Camila querem estimular os participantes a pensar em outras maneiras de incorporar novos ingredientes e sabores.

No La Mesa Gastro Lar, chás industrializados nunca entraram no cardápio de bebidas justamente porque Javy acredita que o bom chá requer ervas cuidadosamente selecionadas e preparadas, além de infusões feitas corretamente. Em alguns restaurantes fora do Brasil, chefs inclusive harmonizam chás com seus pratos, não apenas vinhos. Algumas pequenas dicas que fazem a diferença são: escolher uma boa água para preparo do chá, afinal ela representa 99% da bebida pronta, e, dê preferência às águas com PH alcalino (maior que 7).

Não coloque limão ou açúcar no chá. Outras recomendações serão compartilhadas no evento. O inverno na serra combina com uma boa xícara de chá. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 98148-7629. 

Últimas