Taxistas lançam aplicativo para celular
A partir de hoje os petropolitanos poderão utilizar um aplicativo para utilizar o serviço de táxi da cidade. A iniciativa independente partiu do taxista Kleber Augusto Costa Soares, que percebeu a necessidade do serviço no município. O app Táxi Net Petrópolis está disponível gratuitamente na AppStore ou Google Play, e serve em iPhone e Androids. Em menos de 24h lançados, apenas para os profissionais do ramo, mais de 50 taxistas já haviam baixado o app para poder atender o público.
O cadastro deve ser tanto pelos profissionais (que farão o cadastro de motorista), quanto pelos usuários (que utilizarão para solicitar o serviço). A expectativa é que haja o crescimento gradativo de usuários e que toda a frota, de mais de mil táxis, esteja presente para auxiliar o usuário. Vale ressaltar que apenas os taxistas cadastrados na CPTrans e com os devidos registros poderão utilizar o aplicativo.
“Isso vai trazer mais segurança para o passageiro, que não correrá o risco de utilizar um táxi pirata, e para nós que saberemos os dados da corrida através do aplicativo, evitando assim possíveis casos de assalto”, disse Kleber. A CPTrans também terá acesso as informações dos profissionais através da plataforma.
Para usar é fácil. Basta fazer o download gratuitamente na AppStore ou Google Play, realizar o cadastro com os dados pessoais e com apenas um clique, necessário para inserir a localização do usuário, já é possível solicitar o taxista. A solicitação chegará ao profissional mais próximo e que ele poderá ou não aceitar a corrida. O cliente, então, recebe informações sobre o condutor, sua localização e o tempo estimado de chegada ao lugar de espera, além de saber qual a previsão de valor que aquela corrida vai custar. O pagamento pode ser feito via cartão de crédito ou no dinheiro.
De acordo com Kleber, esse tipo de aplicativo existe em quase todas as cidades do país e, por isso, ele percebeu a necessidade de Petrópolis também se modernizar. Possíveis descontos através do aplicativo também já estão sendo estudados. “A ideia é sempre proporcionar benefícios aos passageiros. Por enquanto já acertamos que quem pagar em dinheiro as corridas, através do aplicativo, terá desconto de 10%”, afirmou.
Uma empresa do Rio de Janeiro foi contratada para desenvolver o projeto.