“Tem solução?” Congestionamento na Estrada União e Indústria está se tornando rotina para moradores

24/06/2021 20:28
Por Luana Motta

“Tem solução?” Essa foi a pergunta que circulou em comentários nas redes sociais, grupos de whatsapp e principalmente nos pensamentos furiosos dos motoristas que há quase duas semanas enfrentam um congestionamento caótico na Estrada União e Indústria, no trecho de Bonsucesso. A intervenção feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) está tirando a paz dos moradores da região. Com pouco planejamento e quase nenhum ordenamento do trânsito, os problemas estão longe do fim.

Nesta quinta-feira, uma operação de destombamento de uma carreta na BR-040, que interditou a rodovia, empurrou o tráfego para a Estrada União e Indústria e o resultado foi caos generalizado. No meio do dia, em frente ao condomínio Granja Brasil, a fila de veículos a sumir de vista formaram um coral de buzinas, na tentativa protestar contra a demora para liberação da passagem.

O morador Leonardo Strzygowski, contou à Tribuna que levou 1 hora e 40 minutos entre o Fórum de Itaipava e Nogueira. “Pergunto, se você precisar de um socorro de saúde faz como? A CPTrans não faz seu papel. Primeiro: deveria estar monitorando o trânsito com agentes treinados; segundo: avisar com antecedência o que irá realizar e horários; e terceiro: não permitir que duas obras aconteçam no mesmo local ao mesmo tempo: DNIT e Águas do Imperador. Enfim muita coisa a ser feita. Fico imaginando no que acontecerá quando ema obra chegar a Itaipava”, desabafou Leonardo.

Em meio as muitas reclamações, os motoristas sugerem alternativas para minimizar o impacto. A primeira é a remoção de veículos estacionados irregularmente e abandonados no trecho da Vila Epitácio. O segundo, mencionado pelos motoristas, seria a utilização da via de acesso ao Condomínio Granja Brasil. “Passar por lá seria um desafogo para as pessoas que precisassem seguir para BR40”, sugere Leonardo.

Mais uma alternativa, seria a Rua Desembargador Luiz Antônio Severo, mas está interditada desde 2019, depois de um novo deslizamento de terra. A Prefeitura informou que a Secretaria de Obras já finalizou o laudo que analisa o que provocou o segundo desabamento da via – após a via passar por obras em 2018. Segundo a Prefeitura, um projeto de recuperação está sendo elaborado e o município informou que já estuda medidas alternativas para que o trecho seja liberado para tráfego tão breve quanto possível.

Já em relação ao congestionamento no trecho, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans informou que “vem buscando alternativas para minimizar o impacto da obra no trânsito no trecho e reforça que vem atuando na fiscalização e fazendo a remoção de veículos abandonados em diferentes pontos da cidade, buscando atender uma demanda que estava reprimida. É importante lembrar também que a população pode e deve ajudar neste ordenamento do trânsito, respeitando a sinalização e evitando parar em locais proibidos, gerando prejuízo aos demais motoristas. Ainda cabe ressaltar que hoje o serviço de destombamento de uma carreta, na altura do km 65 da pista sentido centro da BR-040, teve reflexo direto no tráfego do trecho de Bonsucesso, já que a rodovia federal vem sendo alternativa para os motoristas”.

Últimas