Tempo: previsão é de chuvas fortes para a Região Serrana
A Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro pode ser atingida por chuvas fortes, ao longo desta semana. Alertas especiais foram emitidos pelos principais órgãos de meteorologia do país, entre eles o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Toda essa instabilidade no tempo, que já vem sendo observada desde segunda-feira, é provocada pela associação de um sistema de baixa pressão com uma frente fria que passa pelo litoral. A combinação desses fatores aumenta a nebulosidade, podendo provocar pancadas de chuva, acompanhadas de vento, trovoadas, e com grande volume de água, numa longa faixa do território fluminense. Em Petrópolis, desde a chuva que caiu na noite de terça-feira e madrugada de quarta (4), as temperaturas não subiram muito, mas a umidade se mantém alta.
Os alertas emitidos pelo Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se referem a todo o Estado do Rio de Janeiro, com ênfase nas regiões Metropolitana, Centro-Sul e Serrana.
As chuvas tendem a ocorrer nos fins de tarde, nesta quinta (5) e sexta (6), em pontos isolados. O acumulado pode variar entre 10 e 50 milímetros por dia, passando dos 100 em determinados pontos. Os temporais podem ser acompanhados de raios. A Defesa Civil estadual segue de prontidão.