Temporal expõe a falta de cuidado com o patrimônio arbóreo do Centro Histórico

05/01/2022 07:00
Por Jussara Madeira

Os temporais e ventanias registrados nos últimos dias também causaram danos ao conjunto arbóreo do Centro Histórico. Na Avenida Tiradentes, uma árvore tombou para dentro do rio. Outra, de maior porte, está em risco de cair na Avenida Piabanha. 

O afundamento dos paralelepípedos na altura do número 363 da Avenida Piabanha, – na direção da árvore, dá o sinal de que a terra que dá sustentação à raiz está cedendo. “Esta adernando bastante. Não estava assim”, observa Myrian Born, preservacionista.  

Há vários pontos de desníveis da pista na Avenida Piabanha. (Foto: Divulgação)

Trata-se de uma sapucaia, árvore encontrada em regiões de Mata Atlântica e também na Amazônia e cuja espécie foi escolhida para compor o conjunto de árvores do Centro Histórico. A mudança na coloração de suas folhas, ao longo das estações, dá um colorido a mais na paisagem das ruas históricas da cidade. 

A falta de cuidados especiais com as árvores do Centro Histórico é alvo de críticas dos ambientalistas, já que várias delas estão tomadas de ervas de passarinho, bromélias e com galhos secos. 

Em 2019, a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) finalizou o Inventário do Arboreto Público do Centro Histórico de Petrópolis. O documento catalogou 2.395 árvores de 16 ruas. O inventário foi elaborado com a ajuda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Sua finalidade é servir de apoio nas ações de preservação e cuidados com o arvoredo.

O que diz a prefeitura…

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente informou que a árvore já foi vistoriada. Um laudo técnico produzido por um engenheiro florestal da pasta indica a necessidade da supressão da árvore. O laudo foi encaminhado à Comdep.

A Secretaria esclarece, também, que neste primeiro momento, de início de governo e de resposta às chuvas da virada do ano, o foco está nas podas emergenciais. A atual gestão, segundo o texto, promoverá, ao longo do ano, podas preventivas, realizadas pela Comdep, sempre acompanhada pelo engenheiro florestal da secretaria.
 
Já a Comdep…

A companhia esclarece que realizará o corte da árvore e que o serviço está previsto no cronograma.

**Matéria atualizada às 09h com o posicionamento da prefeitura

Últimas