Testes de gravidez de farmácia são mesmo confiáveis?

16/10/2017 11:50

Por milhares de anos, as mulheres para saber se estavam grávidas recorriam à percepção dos principais sintomas de uma gestação como: ânsia de vômito, tontura, indisposição, entre outros.

Com o passar dos anos, começaram a recorrer a testes caseiros de gravidez dos mais variados: com água sanitária, fervendo a urina, com cloro, com vinagre, com pasta de dente, entre outros.  A urina em contato com as soluções líquidas, em caso de gestação, alteraria a cor do elemento e provocaria espuma, em contato com a pasta de dente branca, se ao acrescentar algumas gotas de urina e se tornasse azulada e espumasse, era sinal de possível gravidez. Já o teste de ferver a urina, faria com que aparecesse uma espécie de nata, caso a mulher estivesse grávida. Porém, com o passar dos anos e avanços tecnológicos, muitas mulheres podem ter acesso aos testes de farmácia, que podem ser encontrados facilmente e podem tirar a dúvida sobre estar grávida ou não em até 3 minutos, dependendo da marca do produto.



Mas os testes de farmácia são mesmo confiáveis?

Segundo pesquisa com 10.000 mulheres de todo o Brasil, realizada pelo portal especialista em saúde feminina Trocando Fraldas, 71% das mulheres recorreram aos testes de farmácia enquanto 69% recorreram diretamente ao teste de sangue para saber se estavam grávidas ou não.

Especialistas alertam que em casos de ciclos menstruais regulares é possível detectar a gravidez até quatro dias antes do atraso menstrual. O teste de farmácia e o teste de sangue podem detectar a presença do hormônio HCG oito ou nove dias após a fecundação. É sempre recomendado que o teste de tira de farmácia seja realizado com a primeira urina do dia, que em caso de gravidez concentra maior quantidade de hormônio HCG.

Se o resultado do exame for positivo, a mulher deve recorrer logo em seguida à confirmação por meio do exame de sangue e em caso de resultado positivo, se iniciará o acompanhamento pré-natal.

 

Principais sintomas de gravidez

Muitas mulheres começam a desconfiar que estão grávidas não pelo atraso menstrual, mas por outros sintomas como: apetite fora do comum, dores nos seios ou alteração de coloração das auréolas, enjoos, presença de corrimento marrom ou rosa, tontura, sono em excesso, maior freqüência urinária, entre outros.



Últimas