Tie Dye reconquista espaço nas vitrines: looks exclusivos e cheios de cores

13/10/2019 16:20

Tendência é mais do que modismo. É referência para consumo sustentável e exaltação à natureza.

Quem bate perna por aí em busca daquela peça que está super em alta já viu pelas vitrines da cidade alguma em Tie Dye. A estampa voltou com tudo na coleção primavera/verão 2019.

A técnica do Tie Dye é bem antiga. Data do século VI  era muito utilizada em determinadas culturas como a africana e oriental.

Na moda, ela entrou com força nos anos 1960 e 1970, com os hippies. Tem uma inspiração na arte psicodélica e uma relação de culto com a natureza. Para Márcia de Souza Borges, que é fashion designer, esse movimento exaltava a paz e o amor. Os hippies customizavam as peças, pois não compravam roupas, e por isso davam um novo sentido às peças já existentes.

“Eles tinham essa relação com a liberdade, arte e música. A técnica tie dye era reproduzida por esse grupo com a ideia de expandir uma arte expressionista”, explicou a especialista.

E, de olho nas tendências de comportamento dos consumidores, as grandes marcas apostaram nesse estilo descontraído que a técnica traz. Segundo Márcia, o tie dye volta agora porque o mercado tem observado que estamos vivendo uma época de mais atenção para as pessoas e para o planeta. Ele vem em um momentoem que a customização está em voga.

“A visão de sustentabilidade é uma macrotendência que está em vigor e ainda vai mudar muito o nosso mercado. As pessoas estão com uma nova forma de consumir e o tie dye está inserido nesse contexto”, disse a especialista.

Em Petrópolis, as lojas da Rua Teresa já estão conectadas com a tendência. Por lá é fácil encontrar a técnica aplicada em diferentes modelos. “Apesar de ser símbolo dos anos 60 e 70 com a pegada da era hippie, o tie die se reinventou, deixando o look com um visual moderno e descontraído. É muito versátil e por isso utilizamos a técnica em conjuntos, vestidos, blusas, etc. A estampa dá um up no visual”, revelou a empresária Cláudia Maria Manzani, dona de uma loja na Rua Teresa. 

A técnica Tie Dye

Segundo Márcia, qualquer tecido pode ser utilizado para aplicação da técnica. Peças prontas ou tecido sem corte também recebem bem a prática. Para fazer em casa, basta amarrar a peça com barbante, ou dar nós em diferentes pontos. Depois basta mergulhar a peça em tinta para tecido ou alvejante. Os desenhos são livres e cada peça sai de um jeito.

“Buscamos essa tendência para coleção porque ela veio forte nas passarelas internacionais. Justamente por ter essa “coisa” do manchado, os clientes gostam bastante. Ela foge do floral e geométrico e é exclusiva, já que as peças nunca saem com estampas iguais. Isso é um diferencial”, avaliou a empresária Márcia Cristina Sequeira. 

 

 

Últimas