TJ e Comdep assinam termo de cooperação para vagas para adolescentes em vulnerabilidade social

17/09/2021 16:24
Por Janaína do Carmo

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e a Comdep assinaram um termo de cooperação para a destinação de 40 vagas para jovens aprendizes. As oportunidades também serão usadas pelos filhos dos funcionários da companhia.

O termo foi assinado nesta sexta-feira (17) durante solenidade na sede da Fundação Educandário Princesa Isabel, no Alto da Serra. O presidente do TJ, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira; o juiz em exercício da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Petrópolis, José Cláudio de Macedo Fernandes; o prefeito interino Hingo Hammes e o presidente da Comdep, Leonardo Kienle Fernandes, assinaram o documento. O juiz auxiliar da presidência do TJ, Alexandre Teixeira também participou da cerimônia.

“Devemos continuar desenvolvendo mais ações de cunho social. São projetos de instrumento de desenvolvendo econômico e social “, ressaltou o presidente do TJ.

A iniciativa estabelece parceria para encaminhamento de jovens indicados pela Vara da Infância, preferencialmente em vulnerabilidade social, de baixa renda ou que tenham medida socioeducativa ou medidas protetivas aplicadas. O acordo visa assegurar a efetividade da Lei 10.097/2000, que dispõe sobre a contratação de jovens aprendizes.

O juiz em exercício da Vara da Infância José Cláudio agradeceu a iniciativa do convênio, que trará mais oportunidades para os jovens em vulnerabilidade. Já o presidente da Comdep ressaltou que com esse termo de cooperação as vagas terão agora uma finalidade social. Para o prefeito interino Hingo Hammes iniciativas como esta ajudam na motivação dos jovens para o primeiro emprego.

Antes da assinatura do convênio foi feita uma visita as instalações da Fundação Educandário Princesa Isabel, que desde 2001 oferece cursos de capacitação para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Esse convênio assinado hoje será levado para outras comarcas do interior do Estado”, disse o juiz Alexandre Teixeira. “A Fundação e a Comdep sempre foram parceiras, os pães que são feitos aqui são entregues na Comdep isso mostra a importância da Fundação no desenvolvimento desses jovens”, acrescentou o juiz.

Últimas