Todos somos responsáveis

18/07/2018 08:40

As eleições de outubro estão chegando, e até agora, em Petrópolis, com mais de 200 mil votos (se forem bem usados) não sabe de verdade quem serão os nossos candidatos, a deputado federal e estadual.

Uns dizem que fulano deve ser, outros que beltrano poderá ser, a maioria depende do nada consta da Justiça Eleitoral. Os forasteiros já começam a chegar, com petropolitanos pragmáticos a pedir votos em seus currais eleitorais, como se hoje, isso fosse ainda possível!

O voto programático já não existe mais, não se conversa mais política fora do período eleitoral, as associações de moradores, nos anos 80/90 tão importantes, já não existem mais, os vereadores, antes, formuladores de opinião, se apequenam em troca de pequenos favores junto a qualquer executivo, e não apenas os de hoje, mas há muito tempo, tudo muito volúvel!

Num estado falido como o nosso querido Estado do Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa quase toda comprometida com maus feitos, fica difícil pedir votos para os candidatos. Hoje, somente pode pedir votos quem tem credibilidade, sem cerveja, sem churrasco, sem dinheiro para compra de apoios, mas parece que alguns candidatos ainda acreditam no poder somente do dinheiro.

É muito pouco para uma cidade com orçamento de mais de R$1 bilhão, uma cidade que está entre as 50 mais conhecidas do nosso país, com mais de 5.500 municípios, ficar à mercê de emendas parlamentares de ocasião, faz parecer que estamos, a cidade, pedindo esmolas.

Através dos anos, neste mesmo espaço democrático da nossa Tribuna de Petrópolis, mais do que centenária, já escrevi que Petrópolis teve em um só mandato, três deputados federal e dois estaduais, num mesmo período legislativo. 

Seria importante que um órgão tão importante como a nossa Tribuna, a nossa Rádio Imperial, na qual tenho a honra de, há mais de 25 anos, apresentar um programa diário de três horas, o Diário e as demais emissoras baterem nesta tecla: precisamos eleger o máximo de deputados que residam em nossa cidade e que tenham comprometimento escrito em cartório com Petrópolis.

Está em nossas mãos (digo votos) a responsabilidade de eleger nossos representantes na Assembleia e para a Câmara dos DeputadosFederal, para que possamos cobrar deles nos próximos anos.

Vamos conquistar de cada cidadão, amigo ou vizinho, um voto, que será importante para trazer recursos para nossa cidade.

Não existe outra saída que não a Política, para melhorarmos a nossa cidade querida, a cidade de Pedro.

Últimas