Toxina botulínica: tratamento é o mais pedido nas clínicas de estética

23/06/2019 22:00

Não é de hoje que as clínicas estão cheias de mulheres e homens buscando formas de rejuvenescer, ou envelhecer mais lentamente. Um dos tratamentos que se tornou o queridinho desse público, e continua sendo um dos mais pedidos aos profissionais que atuam no segmento de estética, é a toxina botulínica. Popularmente conhecido como botox, o procedimento ganhou principalmente o rosto de milhares de pessoas.

A toxina botulínica atua paralisando os músculos causadores das linhas de expressão, e por nisso é muito utilizada em áreas como glabela (linha entre as sobrancelhas, nos temidos pés de galinha, nas “Bunny Lines” (rugas que aparecem ao franzir o nariz), e até no sorriso gengival. Mas não podemos esquecer que o produto pode tanto ser usado tanto para fins estéticos, quanto para o tratamento de doenças dermatológicas e neurológicas – e só devem ser realizados por profissionais especializados.

“A aplicação controlada da toxina botulínica, por um especialista, não oferece risco de doença ao paciente. O tratamento consiste na aplicação de pequenas doses da toxina por meio de injeções e em pontos específicos da região que se deseja tratar. O número de aplicações necessárias e os pontos em que serão aplicados são definidos de acordo com os objetivos do paciente e sob as recomendações do profissional. A intenção é que os resultados do tratamento sejam sempre naturais”, afirmou a biomédica Marcela Voigt.

As injeções são superficiais, por isso, nas aplicações, é usada uma agulha bem pequena e fina, que causa pouca ou nenhuma dor aos pacientes. Em geral, não é preciso anestesiar o local antes do procedimento. Assim como não é necessário fazer repouso após o tratamento. “A aplicação da toxina botulínica não leva mais do que meia hora e é feita quase sempre em uma única sessão. Os efeitos já podem ser sentidos após somente 48 horas, mas eles não são definitivos. Normalmente, duram de 4 a 6 meses. Depois, é necessário fazer uma nova aplicação”, explicou Marcela. 

O valor do tratamento com toxina botulínica varia de acordo com a região do corpo que será tratada, e é proporcional à quantidade de produto que será aplicado.

Onde pode ser aplicada

A toxina botulínica pode ser usada nas extremidades (caudas) das sobrancelhas, para deixá-las mais arqueadas; no queixo para reduzir rugas que aparecem no local; pescoço para eliminar os vincos verticais que costumam surgir com o passar dos anos; colo a fim de eliminar as linhas que surgem naturalmente com a idade; axilas, como forma de tratamento da hiperidrose axilar; mãos para tratar a hiperidrose palmar; pés para tratar a hiperidrose plantar; e na gengiva para disfarçar o sorriso gengival — quando a parte superior da gengiva aparece de forma desproporcional ao sorrir.

Contraindicações

O procedimento é contraindicado em casos como de pacientes que apresentem alergia aos componentes da fórmula da toxina botulínica; mulheres grávidas ou lactantes (que estejam amamentando); e pacientes com doenças neuromusculares.

Saiba mais 

A toxina botulínica é produzida pela mesma bactéria que provoca o botulismo, uma doença considerada de alta gravidade e que provoca paralisia dos músculos, entre outros sintomas.

A propagação do botulismo se dá por meio da ingestão de água ou de alimentos contaminados e até mesmo pelo toque em superfícies que contenham a toxina, como maçanetas e cobertores.

No entanto, cientistas descobriram que, quando aplicada em doses bem pequenas, a toxina pode trazer benefícios estéticos e ajudar no tratamento de outras doenças. Isso porque ela promove uma paralisia controlada dos músculos da face.

Últimas