Trabalho de alunos das Escolas Paroquiais são expostos na celebração pelo Bicentenário da Independência do Brasil
Acontecerá no dia 7 de setembro, às 10h, uma missa em ação de graças pelo Bicentenário da Independência do Brasil presidida pelo bispo diocesano Dom Gregório Paixão, OSB, na Catedral São Pedro de Alcântara. No mesmo dia, após a celebração, será inaugurada a exposição “200 anos, novos olhares”, uma mostra com 70 trabalhos selecionados entre os alunos das 28 escolas paróquias.
Os quadros com os trabalhos dos alunos serão expostos na área externa da Catedral São Pedro de Alcântara, que inaugura mais uma etapa de sua revitalização, sendo mais um espaço de promoção da cultura petropolitana.
A escolha das obras realizadas pelos alunos foi o resultado do concurso artístico “Bicentenário da Independência sob o olhar dos jovens e das crianças”, que teve como tema geral “Eu, brava criança brasileira”.
O concurso foi realizado pela Diocese de Petrópolis, por meio do Setor de Educação, sob a coordenação da professora Maria Nilva, que manifestou sua alegria pela participação das escolas e pelo trabalho apresentado pelos alunos. “Esta é uma forma de promover a cultura artística e, ao mesmo tempo, inserir os jovens na pesquisa e estudo da história do Brasil, principalmente de Petrópolis”, afirmou a professora.
Dom Gregório Paixão explicou que, no ano em que se comemora o bicentenário da Independência do Brasil, considerando que Dom Pedro II e a Princesa Isabel foram os maiores benfeitores da Catedral São Pedro de Alcântara, a Diocese de Petrópolis decidiu promover o concurso, envolvendo os alunos das escolas paroquiais. O bispo de Petrópolis disse que ficou muito satisfeito com o resultado e afirma que todos vão se surpreender com os trabalhos realizados pelas crianças.
A exposição conta, ainda, com apoio da Prefeitura de Petrópolis, do Governo do Estado do Rio, do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), da Dellarte, do CDL Petrópolis, da Secretaria de Cultura e da Economia Criativa e da DOI2 Entretenimento.