Trabalho sobre a Catedral será levado a congresso

14/05/2018 12:00

Um artigo sobre a restauração da Catedral São Pedro de Alcântara produzido por docentes do Centro de Engenharia e Computação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) garantiu um convite para que a instituição participe de um congresso internacional em Cáceres, na Espanha. O trabalho, assinado pelos professores Robson Luiz Gaiofatto, Ana Kyzzy Fachetti e Erika Pereira Machado será apresentado no Congresso Euro-Americano Rehabend 2018 – Patologia da Construção, Tecnologia da Reabilitação e Gestão do Patrimônio, que será realizado de 15 a 18 de maio. 

“A participação da universidade, por meio de publicações que retratam pesquisas desenvolvidas por seus professores e alunos, mostra claramente que temos uma escola de Engenharia e Arquitetura que não fica presa no campo teórico. Muito pelo contrário. Ela atua em problemas reais do dia a dia, permitindo que, ao acompanhar o trabalho dos professores, os alunos tenham um ganho de aprendizado da profissão e na forma como vão trabalhar no seu dia a dia profissional”, destaca Robson Luiz Gaiofatto, que é o coordenador do curso de Engenharia Civil da UCP.

Os docentes também tiveram um segundo artigo reconhecido em outro evento internacional, realizado em Belo Horizonte por um órgão vinculado à Unesco. O II Simpósio Científico do ICOMOS BRASIL – organização responsável pela conservação e preservação de patrimônio  cultural modernista – aconteceu no fim de abril. Entre os trabalhos apresentados estava um artigo dos professores da UCP, também voltado a um importante imóvel de Petrópolis. Desta vez, o trabalho foi uma análise dos danos que comprometem a integridade do Centro de Cultura Raul de Leoni, uma construção modernista fundada em 1977.

“Não encontramos pesquisa sobre o Centro de Cultura Raul de Leoni até então. Petrópolis tem muito patrimônio modernista e muitas coisas não estão tombadas. Há outras que estão dentro dos conjuntos paisagísticos e arquitetônicos tombados. O ICOMOS é um órgão que pensa somente na restauração e preservação de patrimônio modernista, que é algo muito específico. Para nós, da UCP, é uma grande honra e reconhecimento termos publicado dentro de um congresso internacional como esse um artigo sobre um patrimônio legitimamente petropolitano e não antes trabalhado em uma pesquisa”, comenta a coordenadora do curso de Arquitetura da UCP, Erika Machado. 

Últimas