O Petrópolis Convention & Visitors Bureau reforçou junto à prefeitura pontos considerados essenciais para o fomento da atividade turística, especialmente no verão, levando em consideração o calendário de eventos previstos na cidade. Há preocupação para que a cidade tenha um plano de ação em caso de chuvas e ainda que invista na divulgação de Petrópolis como destino turístico. A reunião de trabalho com o prefeito Rubens Bomtempo e a secretária de Turismo, Silvia Guedon, além de titulares de várias pastas, nesta quinta-feira (13), envolveu representantes de entidades que constituem segmentos empresariais que operam junto ao trade turístico.
A reunião foi uma iniciativa do Petrópolis Convention, que mobilizou a participação de representantes e teve a presença do Sicomércio, ABIH, CDL, Arte, Associação de Rua 16 de Março, Associação de Guias de Turismo e AssociEventos.
“A cidade avançou em um calendário sólido no segundo semestre, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos com as chuvas do início do ano. Muitos eventos são de empresas particulares que apostam na cidade e quem têm contribuído para o turismo. Ao mesmo tempo a cidade mantém e amplia a visitação de seus atrativos. Queremos que essa curva continue ascendente. Por isso, essa reunião para estreitarmos o que o poder público planeja e o que o setor apresenta como prioridades.”, afirma o presidente do Petrópolis Convention, Fabiano Barros.
O prefeito Rubens Bomtempo pontuou as ações de reconstrução nas comunidades e intervenções em áreas do Centro Histórico e principais vias de acesso, além das ferramentas que serão aplicadas em prevenção e contingenciamento em caso de chuvas. “Essa integração com as entidades é muito boa, uma união necessária para a cidade. Estamos fazendo uma série de intervenções em toda a cidade, não apenas nas vias principais, mas nas comunidades. Tudo acontece de forma simultânea, incluindo a prevenção e a preparação para o período de chuvas.”, acentuou.
O secretário de Defesa Civil, Gil Kempers, fez uma apresentação do plano de contingência que será amplamente divulgado à população e, de forma específica, aos segmentos econômicos. Além disso, a secretária de Turismo, Silvia Guedon, destacou a integração dos setores com o poder público. “Nossa meta é otimizar ações de divulgação do destino Petrópolis.”
Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio, externou a preocupação do segmento em relação ao planejamento de obras de recuperação e ações acessórias de manutenção e prevenção. “É importante uma previsão de retorno integral da Washington Luiz e, por exemplo, a limpeza de bueiros e protocolos na hipótese de alagamentos.”, afirmou, destacando a união dos vários segmentos em prol de interação com o governo.
O Petrópolis Convention frisou os oito mil empregos diretos e os mais de 30 mil indiretos, incluindo comércio e os eventos que são impulsionados pela presença de visitantes na cidade, e a necessidade de investimento em atração de turistas, além do final de semana, com ênfase no potencial de possibilidades que a cidade oferece.
“O turismo foi o setor impactado de forma mais rápida com a pandemia, mas também é o segmento que teve a capacidade de reação mais acelerada entre os segmentos produtivos e ajudou a manter a economia da cidade girando. É importante que o setor seja resguardado com ações preventivas que ajudem a cidade como um todo e que ele tenha metas de médio e longo prazo de melhorias estruturais.”, aponta Fabiano Barros.