Tradicional Missa do Galo é celebrada na noite de hoje

24/12/2016 11:00

Na noite de hoje, os católicos celebram o nascimento do Menino Jesus, considerado por eles o Salvador. Para celebrar a data, as igrejas católicas celebram missa em diversos horários, permitindo assim a participação dos féis, na missa conhecida como Missa do Galo, sendo que são poucas as igrejas que a realizam a zero hora de domingo.

A expressão “Missa do Galo” é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral, segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda do Messias, filho de Deus. Uma das expressões da celebração do Natal é o presépio, onde se retrata o momento do nascimento do menino numa gruta, a presença dos pastores e a visita dos três magos. O presépio, originalmente, foi criado por São Francisco de Assis. 

Em Petrópolis, a principal celebração do Natal acontece hoje, na Catedral São Pedro de Alcântara, às 20h, e no dia 25 de dezembro, às 11h30, a missa presidida pelo Bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB. Na noite de hoje haverá missa de Natal na Capela São Charbel, no Caxambu, às 19h30 e no mesmo horário na Igreja Matriz São Judas Tadeu, na Mosela. Às 20 horas, a missa de Natal será celebrada nas seguintes igrejas: Santo Antônio (Alto da Serra), Sagrada Família (Sargento Boening), Sagrado Coração de Jesus (Rua Montecaseros), Nossa Senhora do Rosário (Centro), São José (Itamarati), Sant'Ana e São Joaquim (Cascatinha) e São Sebastião (Carangola). 



MISSA GREGORIANA

O Theatro Gregoriano EstradaReal fará amanhã a liturgiamusical da Missa do Diade Natal, da Catedral de São Pedro de Alcântara. A missaé celebrada às 11h30 e serápresidida pelo por Dom GregórioPaixão. Além da missaem gregoriano “De Angelis”,os cantores apresentarão outrasobras alusivas ao dia deNatal. O Theatro Gregorianoé formado pelo maestro CarlosVölker-Fecher, GilsonBender, Romulo Kneipp ePedro Chear.

Últimas