Trajeto entre Casa de Santos Dumont e Praça 14 Bis terá história do pioneiro da aviação

Por Redação/Tribuna de Petrópolis

A passagem entre a Praça 14 Bis e a Rua do Encanto, no Centro, vai se tornar, em breve, um local cheio de vida e de história. A Prefeitura está iniciando os estudos para fazer o Caminho de Santos Dumont, ligando a réplica do primeiro avião à casa do pioneiro da aviação. Isso inclui a revitalização da calçada, incluindo painéis de artistas petropolitanos, QR code e novo mobiliário urbano. O projeto faz parte das comemorações dos 150 anos de Santos Dumont e foi apresentado pelo arquiteto Filipe Graciano durante a solenidade oficial.

Graciano, que atualmente é coordenador de Igualdade Racial do município, apresentou estudo de viabilidade que analisou todos os trechos do caminho. A proposta inclui 12 painéis feitos por artistas locais; calçada em pedra portuguesa com o desenho das escadas feitas por Dumont em sua casa (que hoje recebe visitantes de todo o mundo); além de QR codes que contam a história e seriam integrados ao circuito a pé. A proposta será apresentada ao Inepac.

Filipe Graciano explicou que o novo circuito turístico tem alguns pilares. “Nossa ideia é apresentar uma nova experiência aos visitantes, por meio de itens como a conectividade (através dos QR codes e dos painéis), acessibilidade e segurança, uma vez que todo o caminho será refeito e as calçadas serão padronizadas, permitindo o acesso de todos”, explicou o arquiteto.

Últimas