Trânsito nos dias da Bauernfest é motivo de preocupação para os petropolitanos

07/06/2023 15:12
Por Helen Salgado

Dos dias 23 de junho a 09 de julho acontecerá a 34ª edição da Bauernfest no Palácio de Cristal e Praça da Liberdade. O evento movimenta a economia e o turismo na cidade. No entanto, os moradores e trabalhadores que precisam se locomover pelas ruas do município diariamente já demonstram preocupação.

Faltando 16 dias para a festa, a Prefeitura de Petrópolis não tem fornecedores alimentícios, de som, luz e bebidas. Visto que as questões básicas e essenciais para a realização da festa não estão prontas, os petropolitanos temem que a Prefeitura também não tenha se organizado quanto ao trânsito na região.

Para o motorista, Anderson de Jesus, que há 24 anos trabalha com transporte em Petrópolis, há uma preocupação de como será o esquema de trânsito com o evento na cidade. Ele diz que faz o trajeto Bingen x Montecaseros e que há um trânsito comum neste deslocamento, mas nos dias da festa, a situação fica pior. O motorista atribui o trânsito intenso na região aos diversos condomínios e empresas no local.

“Muita gente, provavelmente, mora para os lados do Quitandinha, Coronel Veiga, Siméria e São Sebastião. Na minha opinião, para amenizar o trânsito na localidade, seria ideal a implementação da ligação Bingen-Quitandinha”, sugere. Como consequência, segundo ele, o fluxo de carros diminuiria consideravelmente, já que os veículos não precisariam passar pelo Centro. “Já resolveria tanto para a Bauernfest, quanto para os outros dias”, diz.

O motorista faz o transporte de alunos para o colégio. Ele conta que um pouco antes do Hospital Santa Teresa, no Bingen, até o Colégio Bom Jesus, na Rua Montecaseros, em dias normais, ele gasta de dez a 13 minutos, já nos dias da Bauernfest, são de 30 a 40 minutos no trânsito para fazer o mesmo trecho.

Durante boa parte do dia nas ruas, Anderson nota a presença de agentes de trânsito nas ruas da cidade. No entanto, segundo ele, o grupo não é capaz de resolver os problemas de mobilidade. “Não são nem preparados para isso. Se deixasse fluir sozinho, os motoristas se viram. É o exemplo da Duas Pontes, coloca um agente lá, para tudo. Sem ninguém ali, tomando conta, um dá a preferência para o outro e resolve. Dá trânsito porque são quatro vias, dá trânsito. Não tem jeito”, afirma.

Sobre o esquema de trânsito, a Prefeitura informou à Tribuna que reuniões estão sendo realizadas em conjunto com os órgãos de segurança para garantir a mobilidade. Além disso, haverá reforço com apoio de trânsito com uma empresa especializada contratada pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans).

Festa ainda não tem fornecedores

O evento conta com stands de comidas e artesanatos e é um dos principais do calendário municipal. No entanto, mesmo com tamanha importância, a Prefeitura ainda não definiu quem vai fornecer os alimentos, como salsichão, além de refeições e bebidas para funcionários do evento.

Há ainda a preocupação com a questão de sonorização dos locais do evento, Palácio de Cristal e Praça da Liberdade. As licitações devem acontecer entre os dias 12 e 19 de junho. 

De acordo com o Portal da Transparência, disponível no site da Prefeitura de Petrópolis, a licitação para contratação da empresa especializada na prestação de serviços de sonorização para a Bauernfest acontecerá no dia 19 de junho – já na semana do evento – no valor de R$ 386.312,60.

Também nesta data, só que no valor de R$ 424.192,67, acontecerá a licitação para contratação da empresa que prestará os serviços de iluminação da festa.

Já na próxima segunda-feira (12), no valor de meio milhão de reais, a Prefeitura realizará a contratação de empresa para captação de recursos financeiros, por meio de patrocínio, para o fornecimento de bebidas para a Bauernfest.

Procurada, a Prefeitura de Petrópolis informou apenas que os procedimentos licitatórios para a Bauernfest estão sendo realizados seguindo as leis federais 8.663/93 e 10.520/02, que regulam as licitações em todo o Brasil.

Últimas