Em Araras, o serviço de transporte público e a não pavimentação das ruas têm sido motivos de reclamações por parte dos moradores da região. Segundo passageiros, os ônibus quebram, atrasam e não realizam viagens frequentemente, enquanto os locais não asfaltados, como a Rua Agnello Barreiros, dificultam a vida de quem transita.
“No fim do ano passado começaram o asfaltamento no Vista Alegre, em Araras. A Prefeitura disse que o trabalho seria dividido em três etapas. A primeira ficou pronta, a segunda, que é onde passa o ônibus da linha 622, disseram que seria feita a partir de janeiro, mas nada foi realizado. Afirmaram que foi por conta do problema com o ICMS, mas, mesmo depois, não fizeram nada”, conta um morador do bairro.
A rua também impacta no funcionamento do transporte público. “Pelo fato da rua ser de terra, também temos problemas, já que a empresa acaba tendo mais trabalho com manutenção, não colocando ônibus de qualidade, que acabam quebrando”, diz o morador.
Apesar dos impactos da falta de pavimentação da rua, os problemas com ônibus também são operacionais, segundo o morador: “Tenho relatos de várias quebras de ônibus no bairro. Desde a pandemia, a qualidade do transporte público caiu em toda a cidade e sabemos disso. Só que o nosso bairro contempla seis, sete linhas, então precisamos de uma melhora. Estão faltando ônibus. Carros que vêm da garagem para fazer o primeiro horário já saem com atraso.
Posicionamento da Prefeitura a respeito da pavimentação
A Secretaria de Obras informou que as intervenções que estão programadas para a Rua Agnello Barreiros foram divididas em três etapas. A primeira etapa foi concluída em 2023. A Secretaria disse que aguarda aprovação da Caixa Econômica para realização da segunda etapa com verbas derivadas de uma emenda parlamentar. A terceira etapa será realizada por meio de verbas do município, após a conclusão da segunda etapa.
Posicionamento da Turp a respeito dos problemas no transporte da região
A Turp Transporte informa que identificou a necessidade de ajustes na operação e que o atendimento às linhas em Araras está totalmente normalizado, sem qualquer perda de horário.