Trecho intransitável impede ônibus de completar itinerário no Taquara

18/02/2019 15:00

Moradores do Vista Alegre, no bairro Taquara, denunciam problemas com o ônibus da linha 402 (Taquara), único que atende a localidade. Desde a última quinta-feira (14), o ônibus tem feito ponto final no antigo ponto do bairro, não realizando o itinerário completo. Os moradores contam que a situação gerou transtorno, já que eles têm precisado caminhar cerca de quinze minutos para embarcar no antigo ponto final.

A moradora da localidade Keli Duarte relata que o problema atrapalhou bastante o dia a dia dos moradores na última semana. “Estamos sofrendo com esse descaso. Está assim, sem vir atender a nós moradores aqui do Vista Alegre desde quinta-feira passada. Já ligamos pra lá e eles dizem que está tudo normal, quando claramente não está. Não sei se é o motorista que não está vindo até aqui porque não quer, ou se é ordem da empresa. Todo mundo sai prejudicado com isso”, disse a moradora.

Leia também: Buracos na pista do Terminal Corrêas prejudicam usuários e empresas

“Tudo bem que a via aqui pra passar não é das melhores pra um ônibus grande. Os buracos e os desníveis atrapalham qualquer veículo, principalmente os grandes. Mas aí de repente pode ser o caso de trocarem o veículo da linha por um micro-ônibus. O que não pode é ficarmos sem transporte”, reclamou um outro morador.

Ao ser questionada sobre a situação, a Petro Ita disse, por meio de nota, que a linha que atende o bairro Taquara está concluindo seu itinerário na Rua Antônio da Silva Ligeiro, a 500 metros de distância do ponto final. A empresa alegou que a Rua Vista Alegre tem apresentado diversos problemas que impedem a circulação do coletivo. Entre os principais problemas citados estão estacionamento irregular, lixeira mal posicionada na via, entulho na área de manobra do coletivo, veículos abandonados na pista, falta de manutenção viária e falta de serviço de capina. O Setranspetro ressaltou que o ônibus impedido de circular na região apenas realiza viagens extras em horários de pico, sendo nos períodos da manhã e tarde. A Petro Ita ainda reforçou que outro coletivo que faz a linha 402 está cumprindo seu itinerário normalmente, passando na entrada do Vista Alegre.

Questionada, a prefeitura informou que a remoção de entulho no Taquara está programada pela Comdep para esta semana. A capina na localidade também está no cronograma da companhia, mas o prazo não foi informado. Sobre a lixeira, a Comdep informou que vai estudar a possibilidade de um melhor posicionamento, em conjunto com a Força Ambiental e os moradores.

Em relação aos veículos abandonados na via, a prefeitura informou que a CPTrans tem realizado fiscalizações em atendimento às demandas dos moradores. A companhia ressaltou a importância de os moradores realizarem as denúncias no ato do abandono do veículo, pelo telefone 156 (ligação e serviço gratuitos), para os agentes realizem o flagrante e tomarem as medidas cabíveis. A prefeitura não informou quando e se os veículos serão removidos.

Últimas