Tribuna de Petrópolis celebra 121 anos de credibilidade, escrevendo novos e importantes capítulos de sua história
Há 121 anos, no dia 9 de outubro de 1902, surgia o jornal mais importante da imprensa local
Nesta segunda-feira, a Tribuna de Petrópolis celebra mais um ano de sua importante história. De lá para cá, o jornal vem reafirmando o compromisso de manter a população informada com qualidade, ao garantir que as informações veiculadas sejam apuradas rigorosamente. Não à toa, representa uma fonte confiável para os seus leitores e para tantos outros veículos da imprensa, que buscam informações a respeito não só do que acontece na cidade, mas também no estado, no Brasil e no mundo.
“(…) O facto é que a imprensa entre os povos livres e altivos é arma poderosíssima, bello e reluzente instrumento cirúrgico, capaz de operar milagres em benefício do organismo social ou de nelle causar os maiores desastres, males irreparáveis – conforme os que manejam se achem inspirados nos sentimentos do bem, da verdade e da justiça, em deixar abafar a consciência pela onda de ódio, da ambição e da disputa.”
Texto “O nosso objectivo”, n. 1, 9/10/1902 – Editorial Tribuna de Petrópolis.
Sob direção de Francisco de Orleans e Bragança e Gabriel de Orleans e Bragança, a Tribuna de Petrópolis continua resistindo ao tempo e escrevendo novos capítulos de sua honrosa história.
“É muito importante para uma cidade ter um jornal com mais de cem anos. Além disso, a modernização que fizemos, quando, durante a pandemia, migramos do jornal impresso para o digital, resultou na seguinte equação: rapidez versus qualidade da notícia. A Tribuna tem isso de primar, ao máximo, por ambas. E a nossa credibilidade faz parte da nossa história. Servimos como fonte, inclusive, para outros jornais. Além disso, todos os nossos setores, desde a redação até a administração, todos os envolvidos, contam com pessoas jovens, que possuem uma mentalidade antenada nas transformações do século XXI. Cada ano que passa celebramos não o envelhecimento, mas o amadurecimento e a inovação do jornal”, comemora o diretor, Francisco de Orleans e Bragança.
Atualmente, o jornal une pilares fundamentais para o sucesso de uma empresa centenária: tradição e inovação. Além disso, reafirma o seu compromisso social constantemente, através de projetos que preconizam a participação da comunidade – como o Tribuna News e a Copa Tribuninha – e o lado lúdico da cultura e do entretenimento em Petrópolis, através do projeto Casa & Campo e do Clube do Livro. Tudo isso é admirável, sobretudo, quando se pensa na relação do jornal com a história de Petrópolis.
Você sabia? Grande parte da importância do jornal está na relação que este possui com a cidade. Isso porque a Tribuna presenciou desde a assinatura do Tratado de Petrópolis, passando pelas visitas de personalidades ilustres à cidade, pela primeira transmissão da onda de rádio no Brasil, e até a censura à imprensa e as pressões do regime militar. Não à toa, as notícias publicadas no jornal durante todos esses anos são acessadas pelo público, inclusive por pesquisadores, no Arquivo Histórico da cidade.
Foto 2: Museu Imperial/Ibram/MTur – Sede da Tribuna de Petrópolis na Avenida XV de Novembro. ). Em 1916 , a redação do jornal foi transferida à Rua Marechal Deodoro, número 36, mas só conquistou uma sede definitiva em 1928. A Rua Alencar Lima, número 26.
Gabriel de Orleans e Bragança, a promessa da nova geração da Tribuna de Petrópolis, celebra o papel social do jornal e comenta sobre o futuro. “O que eu enxergo de mais importante nessa história, além do aspecto informação com credibilidade, é a nossa função social, fundamental para a cidade. Esse é o nosso legado.”
Acompanhe a Tribuna de Petrópolis nas redes sociais e fique por dentro do que acontece em Petrópolis, no Brasil e no mundo: @tribunadepetropolis, Tribuna de Petrópolis e @casaecampo.