Tribuna lança projeto de leitura: busque ou traga um livro

09/04/2018 12:00

“Um país se faz com homens e livros”, já dizia o escritor brasileiro Monteiro Lobato. Pensando nisso, a Tribuna de Petrópolis oferece a partir desta segunda-feira (9) um Clube de Livro. Agora, títulos de inúmeros autores e obras diversas estão disponíveis em um estande na sede do Grupo Tribuna, na Rua Alencar Lima, no Centro, para quem desejar aprimorar o conhecimento sobre arte, natureza, literatura, entre outros assuntos. Os que também querem melhorar a leitura em outras línguas terão a oportunidade de encontrar exemplares em espanhol e inglês, por exemplo. A intenção é fomentar a literatura sem custo isso, já que os livros poderão ser levados gratuitamente.

As pessoas que se interessarem poderão ficar com os livros, dar para outras pessoas, ou até mesmo devolvê-los ao jornal. Há ainda opção de trocar livros, ou seja, quem quiser se desfazer de algum exemplar também pode deixá-lo na sede da Tribuna de Petrópolis. Desenvolvimento da imaginação, criatividade, comunicação, bem como o aumento do vocabulário, conhecimentos gerais e do senso crítico, são apenas alguns dos benefícios da leitura. Assim como o exercício do cérebro, o que facilita a interpretação de textos e proporciona mais habilidade na escrita e também cognitiva.

E como se não bastassem todos esses benefícios, os livros ainda são capazes de transportar as pessoas para épocas e mundos diversos. Muitos ainda trazem histórias que se encaixam perfeitamente nos dias atuais, e que podem inclusive parecer como se fossem os próprios autores e/ou personagens sussurrando ao pé do ouvido dos leitores conselhos diversos. Essa é a magia da leitura que traz senso crítico inclusive para momentos cruciais como o cenário político/econômico atual.

Iniciativas de criar presencialmente ou até online espaços que promovem e incentivam a cultura através da leitura são muito comuns no exterior, principalmente em países de primeiro mundo. “Qualquer pessoa poderá pegar e levar para casa o livro que mais lhe interessar, assim como também contribuir com outros títulos se assim lhe convier. O principal é valorizar a importância do incentivo a leitura, compartilhar suas memórias e trocar os livros com a gente”, frisou o gerente marketing, Guilherme Pister Martins.  

Estudos apontam que o ato de ler além de prazeroso é capaz de reduzir o stress ao mesmo tempo que estimula reflexões. Por isso, a dica é incentivar a leitura desde a educação primária, ou seja, incentivar as crianças a criar hábitos que desenvolvem o gosto pela leitura.

Últimas