Trono de Fátima recebe edição especial do projeto Meditação Para Todos

14/05/2019 17:40

No próximo sábado, 18 de maio, o Projeto Meditação para Todos realizará dois encontros. O primeiro deles começa a partir das 10h no Museu Imperial, com o tema “sabedoria do coração – práticas para despertar”. Além desse, será realizado um encontro especial da Meditação da Lua Cheia no Trono de Fátima, a partir das 17h.

Leia também: Sesc Quitandinha recebe grupo de forró e cantoras francesas no próximo sábado

A ideia do Projeto Meditação para Todos e da Meditação da Lua Cheia é “facilitar o acesso das pessoas à prática da meditação, que ajuda a beneficiar a mente e lidar melhor com as emoções, e isso reflete diretamente no nosso corpo e na nossa saúde”, afirma Miguel Berredo, que conduz ambos os encontros.

O tradicional encontro, realizado semanalmente aos sábados nos jardins do Museu Imperial, é aberto a todos, sem distinção. Não é necessário se inscrever e nem saber meditar, já que todas as meditações são guiadas. É recomendado que o interessado leve algo para forrar o gramado, como uma toalha, tapete ou canga. Quando chove, os encontros acontecem na Sala Multimídia do Museu. 

Em diversas tradições budistas, é na lua cheia de maio que é celebrado o nascimento, a iluminação e a morte de Buda. Essa ocasião se chama “Vesak” e é celebrada em vários países no oriente do planeta. Diz-se que em dias de lua cheia, o potencial da prática da meditação é multiplicado milhões de vezes. A lua é um símbolo muito forte para o budismo e o hinduísmo, e por isso é reverenciada países como a Índia – onde é chamada de Chandra, e no Tibete – onde é conhecida com Dawa. No Tibete, essa celebração acontece no quarto mês lunar e recebe o nome de Saga Dawa.

A meditação no Trono de Fátima está prevista para terminar por volta das 18h, horário previsto para o surgimento da lua. O evento só não ocorrerá em caso de chuva. Além disso, o projeto indica que quem não puder comparecer, realize a meditação de onde estiver, no mesmo horário do grupo.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com os realizadores do projeto através do Facebook, pesquisando pelas páginas “Budismo Petrópolis” e “Projeto Meditação Para Todos”. Todos os eventos também são divulgados previamente na plataforma.

Últimas