TSE esclarece lentidão no sistema de apuração. Em Petrópolis pouco mais de 43 mil votos constam no site como totalizados
Os primeiros resultados computados pelo sistema do TRE-RJ para Petrópolis começaram a aparecer no site e aplicativos por volta das 18h40. Segundo informações obtidas no Tribunal Regional Eleitoral, a chegada das urnas e começo da apuração ocorreram dentro do tempo previsto. A última urna chegou ao local de apuração às 18h50. Em nota o TSE, justificou o atraso no começo da apuração. Informou que “os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.
Depois que chegam ao polo, as mídias das urnas seguem para uma sala de transmissão, onde as autoridade eleitorais conferem as informações e fazem a transferência dos dados para o sistema do TSE e na sequência os dados aparecem no site e aplicativos.
Em uma outra sala, no mesmo polo, há ainda a conferência manual dos dados através de boletins emitidos pelos urnas e as chamadas zerézimas – relatório com todos os votos computados naquele aparelho. Ao todo, em Petrópolis foram utilizadas 649 urnas em 126 locais de votação e 649 seções eleitorais. Até às 19h43 foram totalizadas 25,42% das seções eleitorais.
Nota completa do TSE sobre o atraso:
Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração.
Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.
O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação.
Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.
Acompanhe a votação em tempo real aqui.