Turismo de negócios: um filão ainda pouco explorado na Cidade Imperial

26/07/2019 16:00

Tendo o turismo como uma das principais atividades econômicas, Petrópolis pode estar perdendo um importante filão deste mercado: o turismo de negócios. Sem um espaço para a realização de eventos com capacidade para um número maior de pessoas, a cidade fica fora da briga pelos turistas que cada dia mais chegam ao estado para eventos, encontros e rodadas de negócios. Dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) mostram que, em 2018, o turismo de negócios foi o segundo principal motivo da vinda de estrangeiros para o Brasil com um crescimento de 14,7%, no primeiro semestre deste ano comparado com o mesmo período de 2018. 

O presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir El Ghaoui, diz que o turismo é o segmento com maior potencial de crescimento na cidade e a construção de um centro de convenção precisa ser vista como uma iniciativa capaz de gerar desenvolvimento para toda a cidade, e não apenas para um setor específico. “Ao receber um evento de grande porte, Petrópolis garante movimentação de toda a economia. São pessoas que vão ocupar a rede hoteleira, irão prestigiar nossos restaurantes, levarão recursos ao nosso comércio e nosso setor de serviços. Significa mais empregos, mais renda e mais recursos para o próprio município, já que toda essa cadeia paga impostos”, afirma.

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Esse posicionamento ganha força com os Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho que mostram o segmento do turismo como o que mais contratou em julho, gerando 177 empregos na cidade. Este dado fortalece a posição de que o setor de turismo de negócios, cultural e histórico pode trazer bons frutos para Petrópolis, fortalecendo a economia petropolitana. 

Com base nestes dados positivos, mais o resultado da Bauernfest 2019, que registrou cerca de 450 mil visitantes, e ainda a crescente ocupação hoteleira, a Prefeitura estima que em toda alta temporada – de maio a agosto -, Petrópolis deverá ultrapassar um milhão de visitantes no período. O crescimento do setor de turismo na cidade tem entre outros fatores positivos, como o clima frio, mas sem chuvas na maior parte do tempo; os eventos, cada vez maiores e com mais qualidade; o fortalecimento de novos circuitos e opções de turismo – como Vale do Amor e os circuitos rurais, como de Secretário; além do cervejeiro, estão entre as principais razões para o setor ser, hoje, uma das principais fontes de renda da cidade.

O presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau chama atenção para o fato de o turismo na cidade viver hoje, quase que exclusivamente do turismo de lazer, praticado geralmente aos sábados. “É apenas um dia, dos sete da semana. O turismo de negócios é capaz de ampliar esse movimento para os demais dias. Temos características que são essenciais para desenvolver este segmento, como localização privilegiada, próxima à capital; segurança; e um rico patrimônio cultural e histórico. Falta, no entanto, um espaço capaz de atender a demanda de grandes eventos, com capacidade para um número maior de pessoas”, afirma Samir El Ghaoui.

Para atender esta demanda, a cidade já conta com o projeto de construção de um grande centro de convenções no terreno onde funciona a Feirinha de Itaipava. Um empreendimento 100% financiado pela iniciativa privada. O espaço, segundo ele, teria capacidade para até quatro mil pessoas, número expressivo que será capaz de gerar recursos para a cidade como um todo. De acordo com o projeto apresentado ano passado, o prédio terá dois andares, sendo o térreo onde ficarão os estandes e na parte superior um auditório para quatro mil pessoas. Terá salas para reuniões, praça de alimentação, restaurante, salas para administração e banheiros. 

A pesquisa

De acordo com a pesquisa da Abracorp, os gastos dos turistas de negócios também cresceram 14,8%, saindo de R$ 4,85 bilhões, nos seis primeiros meses de 2018, para R$ 5,57 bilhões neste ano. Para o diretor-executivo da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Gervasio Tanabe, as medidas propostas pelo atual governo podem ter provocado este crescimento. “Todas as ações, nestes primeiros seis meses, sinalizam de forma positiva uma expectativa de alta no mercado de Viagens. Isso muda até o ânimo das empresas, fazendo com que elas se movimentem ainda mais e que seja possível alcançar esse aumento de quase 15% em todo o ano de 2019”.

Recentemente, um estudo mundial da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) apontou o Brasil como o principal destino latino-americano para a realização de congressos e eventos corporativos. Em todo mundo, o país está entre os 20 destinos mais procurados pelos executivos para a realização de eventos deste tipo, ocupando a 17ª posição. São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu lideram a lista das cidades mais demandadas no Brasil.

 

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