Turistas de Curitiba recolhem lixo na Pedra do Retiro

22/08/2018 15:24

Durante a alta temporada de montanhismo, que acontece de maio a meados de setembro, os pontos de turismo ecológico da cidade recebem muitos visitantes. Mas, apesar de Petrópolis ter um forte apelo ao ecoturismo, algumas trilhas de livre acesso ao público se encontram sem cuidado e manutenção. Como é o caso da trilha que leva até a Pedra do Retiro, próximo à Chácara das Rosas.

Nesta semana, durante um passeio até o topo da montanha, um grupo de turistas de Curitiba recolheu cerca de cinco sacolas cheias de lixo. Havia garrafas pet, sacos plásticos, pratos de cerâmica, garrafa de vidro, marmitas de alumínio e até um par de botas.

A bióloga e guia de turismo Gisele Alves pratica montanhismo desde 2007 e conta que ficou assustada com a quantidade de lixo que encontrou pelo caminho. “A maior parte estava no cume da montanha, e muitos escondidos nas moitas. Recolhemos o que encontramos, o nosso medo é que outras pessoas que subam a montanha, por ver o lixo jogado continuem fazendo a prática como se fosse comum”, contou.

Outro ponto levantado pelos turistas é a falta de sinalização no trecho. Segundo Gisele, foi necessário usar o GPS para chegar ao cume. “Tem alguns pontos ali em que dá para se perder, porque dá para mais de uma trilha. Se não prestar atenção, passa direto. Além da sinalização, o caminho em si é muito ruim, a erosão do solo deixou alguns trechos muito debilitados”, disse.

A Pedra do Retiro recebe pelo menos mil visitantes por ano. A trilha de acesso tem início no ponto final do Vale dos Esquilos, com percurdo de cerca de 10 km. A área de proteção ambiental faz parte da reserva da APA-Petrópolis (ICMBio). O acesso também é feito pela trilha localizada no bairro Moinho Preto. Na encosta da Pedra Nasce o Rio Piabanha, principal rio de Petrópolis. 

Petrópolis possui mais de 100 trilhas e pontos de ecoturismo. Destes, abertos para visitação,  apenas as trilhas que estão dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) possuem sinalização e têm manutenção constante. 

Últimas