UCP presta assessoria jurídica gratuita
Facilitar o acesso da população a serviços jurídicos, levando atendimento gratuito a diferentes bairros dentro do projeto “Câmara na Comunidade”, este é o objetivo do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB), alcançado graças à parceria com a Universidade Católica de Petrópolis que agregou o projeto “Advogados de Família” às sessões itinerantes do Legislativo. O apoio da UCP permite que moradores esclareçam dúvidas e recebam orientações técnicas de qualidade perto de casa. No ano passado, mais de 250 moradores de 11 comunidades por onde as sessões itinerantes passaram puderam tirar dúvidas e receber orientações. O “Câmara na Comunidade” será retomado na terça-feira (01.03), com uma plenária no bairro Morin. A sessão legislativa tem início às 19h, mas o atendimento jurídico começa mais cedo, às 16h, e estará disponível até as 18h.
“A equipe da UCP chega duas horas antes para que seja possível atender às pessoas com calma e para que haja tempo para que as demandas sejam apresentadas e todas as dúvidas possam ser sanadas. O Câmara na comunidade é um dos principais projetos que desenvolvemos hoje na Câmara, pois permite uma interação entre a população e o Legislativo. Buscamos a parceria com a UCP ao percebermos que muitas pessoas buscavam auxílio para questões jurídicas. É uma parceria que vem dando muito certo”, avalia Paulo Igor. Nos casos em que é necessário instaurar ações judiciais os moradores são encaminhados ao Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), que funciona no campus da universidade, na Rua Benjamin Constant – Centro.
“Muitas vezes são problemas do dia a dia que podem ser solucionados com a orientação técnica correta. Levando este atendimento para os bairros facilitamos o acesso à população. A parceria com uma universidade tradicional como a UCP nos dá a segurança de um atendimento de qualidade”, pontua.
A primeira plenária itinerante de 2016 será realizada na Igreja Nossa Senhora da Glória, que fica na Rua Augusto Severo. Ainda no primeiro semestre o projeto será levado a cinco outras localidades, percorrendo também os distritos. “As plenárias nos bairros melhoram a interlocução da população com os parlamentares, permitem que os vereadores conheçam de perto os problemas de cada comunidade e busquem soluções”, explica Paulo Igor, lembrando que os moradores apontam as demandas mais urgentes e têm também a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do Legislativo. “Após as sessões, as reivindicações são levadas às autoridades competentes e a Câmara cobra as soluções”, pontua.
As próximas edições do projeto “Câmara na Comunidade” serão realizadas nos dias 29 de março, 14 de abril, 10 e 31 de maio e 21 de junho. Os locais serão definidos de acordo com a indicação dos vereadores.
“No ano passado, percorremos bairros da Zona Sul, Centro e distritos. Todas as reivindicações apresentadas foram encaminhadas às autoridades competentes para que as providências fossem tomadas. Este é o propósito do “Câmara na Comunidade”, promover uma melhor interlocução entre a população e os vereadores. Acredito que a construção de uma cidade melhor começa quando temos uma parceria entre o Legislativo e os cidadãos”, diz Paulo Igor.