Um fórum para a Educação

11/11/2018 07:00

Aprender é um ato contínuo e não se restringe à sala de aula. Temos a oportunidade de aprender todos os dias, uma vez que a vida faz essa exigência para que haja crescimento interior. A humanidade se estrutura culturalmente por meio dessa aprendizagem que se realiza no cotidiano. 

A instituição da escola se faz necessária para que haja a sistematização do conhecimento. O saber que se produz nos estabelecimentos de ensino são os que mais contribuem para o desenvolvimento da Ciência, razão esta que o torna com maior prestígio social. A formação escolar, hierarquizada e sistematizada, fundamenta os critérios da profissionalização. O progresso científico perpassa por esse caminho da escolaridade.

O crescimento de um país está diretamente ligado à qualidade do ensino que é oferecido à população. Portanto, uma nação que venha se denominar democrática precisa dar ao povo acesso à educação irrestritamente. Sem uma base educacional, o povo tende a permanecer com uma conduta submissa. Por conseguinte, o aprender é um ato de libertação. Paulo Freire já afirmara: “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” Ele também afirmou que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. ”

Diante da importância da Educação não somente para o desenvolvimento de um país, como também para o crescimento interior de cada cidadão, foi fundada, em 5 de outubro de 1977, em Petrópolis, a Academia Petropolitana de Educação, que “tem como finalidade o aperfeiçoamento, aprofundamento e extensão dos recursos humanos, científicos e tecnológicos na área da Educação, para incentivar a colaboração e o entrosamento com as Instituições de Ensino e de Cultura do Município, podendo estender suas atividades a quaisquer Municípios do País.”

Em 2017, como parte das comemorações dos 40 anos de fundação desse sodalício, foi realizado na Casa da Educação Visconde de Mauá, o I Fórum de Educação com o tema “Alfabetização: educação para a vida”. Diante do êxito desse encontro de educadores, nasceu outro desafio: a organização do II Fórum que se realizará no dia 24/11/2018, com o propósito de permitir o diálogo entre os atores envolvidos nos diversos processos da educação formal e informal, promovendo uma reflexão sobre as experiências de sucesso, contribuindo assim, para a melhoria da Educação em nosso Município.  As inscrições para participar desse fórum podem ser efetuadas pelo site: www.acad-petropolitanaeducacao.org 

É válido mencionar que esse encontro conta com o apoio da Associação dos Professores Públicos do Ensino Médio (APPEM), da Diretoria Regional Serrana I – SEEDUC e da Secretaria Municipal de Educação.

A Academia Petropolitana de Educação é formada por 40 educadores, que unem forças em torno de um objetivo que coloca o ser humano em evidência, pois o educar consiste também em propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências, além de despertar talentos, virtudes, por meio de princípios éticos, na plenitude da liberdade e do amor ao próximo, respeitando individualidades e diferenças que se somam na construção de um mundo digno. Por isso, esse fórum não atende somente a uma diretriz estatutária, mas também expressa o anseio de professores que colocam a Educação como razão do viver. Esse sodalício tem as portas abertas para o notório saber e a notória prática, porque o processo educacional é transformador.

Últimas