Um INSS desonesto e imoral

07/03/2017 13:45

Guardadas as devidas proporções, diante da ideia fixa dos vereadores em retirar as vitórias da cidade, também o governo federal insiste na “necessidade” de se reformular a Previdência Social, enquanto recebo uma avaliação bem respaldada em fatos. Pela informação o crédito da Previdência junto aos grandes devedores – a maioria empresas de grande porte – acumulam a importância imensa – o triplo do rombo deficitário da entidade. A seguir, um trecho:

“Os devedores da Previdência acumulam uma dívida de R$ 426,07 bilhões, quase três vezes o atual déficit do setor, que foi cerca de R$ 149,7 bilhões em 2016. Na realidade, tal déficit é um discurso ideológico que não respeita a Constituição. Na lista de devedores, que tem mais de 500 nomes, aparecem empresas públicas, privadas, fundações, governos estaduais e prefeituras que devem ao Regime Geral da Previdência Social. O levantamento foi feito pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, responsável pela cobrança dessas dívidas. De acordo com o coordenador-geral da Dívida Ativa da União, Cristiano Lins de Moraes, algumas dessas dívidas começaram na década de 60. Tem débitos de vários tipos … e entre eles há muita variação de capacidade econômica e financeira. Também há algumas situações de fraude, crimes de sonegação e esquemas fraudulentos sofisticados. Às vezes, um devedor que aparenta não ter movimentação financeira esconde uma organização que tem poder econômico por trás dele, afirma o procurador. A antiga Varig, falida em 2006 e outras instituições que também faliram: Vasp, que encerrou as atividades em 2005; o antigo Banco do Ceará (Bancesa)  e a TV Manchete.”

Seria deselegante enumerar os maiores devedores seguintes (um escândalo inacreditável), mas dos de massas falidas representam, apenas, 1% do total da dívida e não se justifica que grandes empresas que gastam fábulas em propaganda nos meios de comunicação (para aumentar seus lucros) não tenham o pudor e o discernimento de, com sua “esperteza”, estar massacrando os aposentados do setor privado, isto é, aqueles que labutaram em suas empresas e hoje são vítimas de seus antigos patrões que viraram seus algozes. Moralização é que o contribuinte deseja – somente isto!

Sempre bato na mesma tecla de que a Previdência tem que cobrar dos seus devedores e não massacrar os aposentados. Tem que fazer uma devassa nas aposentadorias para procurar fraudes. Trem que moralizar sua estrutura mas, certamente, deve existir muito “rabo preso” nesse amontoado de dívidas que se transforma num escárnio, num deboche sobre os menos favorecidos. 

jrobertogullino@gmail.com




Últimas