Um mês depois da tragédia e a briga entre Prefeitura e Estado continua
São 233 mortos, quatro desaparecidos e quase três mil desabrigados e desalojados, um problema já bem grande para resolver, mas que dividiu as ações do município e estado. Começou com falta de entrosamento para pedir mais socorro e desentendimento sobre a necessidade de fechamento de acessos à cidade e continuou com disputa por pontos de apoio, atendimento da assistência social, limpeza das ruas e por aí vai. O rescaldo agora fica por conta de quem é responsável por roupas doadas e empilhadas de qualquer jeito, quem demolirá casas condenadas, cessão de terreno do Caetitu que não serve e todo um varejinho que só vai fazer é atrasar a vida da cidade.
Tudo é fake
E o prefeito Rubens Bomtempo fez um vídeo para dizer que as roupas que estavam jogadas em uma pilha lá no Alto da Serra e que seriam de responsabilidade da prefeitura é uma fake news? Mas, peraí? As roupas estavam lá! Peças emboladas e milhares de sapatos espalhados sendo impossível de encontrar o par. Bomtempo disse que a prefeitura só recebe doação de roupas novas e, portanto, aquelas foi o Estado que arrumou.
Eu, hein!
Agora, vamos e venhamos: estado e prefeitura brigarem por causa de roupas doadas para os desabrigados é o fim da picada. Ficar nessa troca de “é sua responsabilidade”, “não, a culpa é sua”, é coisa mesmo de 5ª série. Não interessa de quem seja. Tá no seu quintal, resolve.
Outra utilidade
Victor Hugo Forte, vereador do PL de Balneário Camboriú viralizou em um vídeo em que sugeria que as pessoas feias continuassem usando máscara mesmo depois de o acessório ser abolido. Depois, ele pediu desculpas, mas aí já era.
Máscaras
Falando isso, o comitê científico da prefeitura se reúne hoje para deliberar se as máscaras serão abolidas em ambientes abertos e fechados em Petrópolis. A gente aposta que em ambientes abertos serão liberado, mas ainda haverá restrições em locais fechados como clínicas e hospitais.
Futebol de botão
E Petrópolis vai ter seu primeiro Campeonato Municipal de Futebol de Botão, realizado pela Liga Petropolitana de Desportos (LPD). A competição que será realizada em parceria com a Liga Imperial de Futebol de está marcada para o dia 1º de Maio, no Estádio Osório Júnior, do Esporte Clube Cascatinha. As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de abril no site da LPD.
Piada pronta
Então, quer dizer que a CPTrans, para obrigar as empresas de ônibus da cidade a recolocarem toda a frota nas ruas mandou um… ofício?! Mas, gente, pode funcionar. Vocês nem sabe o tamanhão desse motoboy que foi entregar a cartinha… Quem sabe não botou medo?
Faz as contas
De acordo com a CPTrans, que ameaçou multar as empresas que não cumprirem a determinação, em ‘média’, 100% nas linhas troncais (que são aquelas que seguem direto para os terminais) e de 85% nas demais estão operando. Mas, faz as contas: considerando uma frota de 380 veículos esses 15% são 57 ônibus a menos em circulação.
Final do arco-íris
Das redes sociais: nestes engarrafamentos monstruosos que estamos enfrentando diariamente saiba que lá no fim não tem um arco-íris. Tem é um guardinha da CPTrans com um apito na boca e uma mãozinha fazendo sinal de ‘vem, vem’ deixando o que já era ruim ainda pior.
Música na rua
Amanhã, aniversário da cidade, a Rua 16 de Março, que vai estar com lojas abertas, apresenta o duo Rodrigo D’Ávila e André Mendes, com muita Bossa Nova e MPB, das 15h às 17h.
Imagens
Vereadores vêm denunciando em suas redes sociais que as creches estão oferecendo apenas três das cinco refeições previstas. É como diz o apresentador Datena: “me dê as imagens”. Se algum deles passar um período em uma unidade e constatar com imagens já ficar melhor de visualizar a denúncia. #ficaadica.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br