Um mês depois do incêndio no Centro Administrativo, polícia civil ainda não concluiu laudo
Um mês depois do incêndio que destruiu salas do primeiro andar do Centro Administrativo da Prefeitura, na Avenida Barão do Rio Branco, a Polícia Civil ainda não concluiu o laudo que pode apontar as causas do incidente. Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria estadual de Polícia Civil informou que o documento ainda está sendo elaborado. O prédio já foi desinterditado e os atendimentos e serviços retornaram no dia 22 de janeiro.
O incêndio começou na noite do dia 7 do mês passado, quando o Centro Administrativo estava fechado. As chamas atingiram duas salas da Superintendência da Atenção Básica da Secretaria de Saúde e ninguém ficou ferido. Guardas civis que faziam a segurança do prédio foram os primeiros a perceber o incêndio. Eles tentaram apagar o fogo, mas como as salas estavam fechadas não obtiveram sucesso e acionaram o Corpo de Bombeiros.
O combate às chamas durou cerca de uma hora. Equipamentos, documentos e móveis foram destruídos. A área atingida pelo incêndio continua interditada pela Defesa Civil. A limpeza já foi realizada e a Prefeitura está iniciando o processo de licitação para contratação da empresa que fará a obra no local.
O prédio não possuiu o alvará de funcionamento emitido pelo Corpo de Bombeiros e a Prefeitura já foi notificada pela corporação. No mês passado, o governo municipal informou que estava tomando as providências para cumprir as exigências dos bombeiros para obter o Certificado de Aprovação do imóvel.
O Centro Administrativo foi inaugurado em 2016 para abrigar a Saúde, a Assistência Social, Obras, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Administração e Recursos Humanos, além do Departamento de Iluminação Pública (que faz parte da Secretaria de Serviços). Após o incêndio alguns serviços foram transferidos.
O Meio Ambiente está funcionando em um prédio na Avenida Koeler, número 87, no Centro Histórico. A Secretaria de Desenvolvimento foi transferida para a Rua Aureliano Coutinho, número 203, no Centro. Informações sobre alvará estão na Secretaria de Fazenda. Já os atendimentos referentes ao Cartão Imperial e Bolsa Família estão na Rua Dom Pedro, número 199, também no Centro, e sobre o Aluguel Social os atendimentos estão no Cras do Centro, na Rua Dr. Sá Earp, número 39.