Um símbolo da cidade que se desfaz pela falta de manutenção: entidade cobra cuidado com as árvores

04/11/2021 18:59
Por Jussara Madeira

Está chegando a época de Petrópolis ficar iluminada e as árvores do Centro Histórico receberem milhares de lâmpadas de led atraindo os olhares de petropolitanos e turistas. No entanto, a falta de cuidados específicos com o conjunto arbóreo faz com que, dia-a-dia, a cidade perca um pouco da sua beleza.

As arvores do Centro Histórico compõem os principais cartões postais da cidade. Elas são um atrativo a parte para os turistas e também encantam os petropolitanos nas diferentes estações do ano.

No entanto, a falta de manutenção constante e especial vem colocando em risco esse patrimônio petropolitano. É preciso preservar estas árvores, aponta a preservacionista Mirian Born: “ Eu entendo que as luzes sejam importantes para o turismo, para as pessoas se sentirem mais animadas. O problema é usar as árvores como cenário e ao longo das suas vidas e nunca receberem tratamento para mantê-las vivas e saudáveis”, afirma. “O que não é razoável no meu entender, é investir tanto recurso para iluminá-las somente numa época do ano e jamais se utilizar do mesmo recurso para tratamento fitosanitário, para cadastrá-las e mantê-las vivas e lindas para o turismo o ano inteiro”, apontou.

Na Rua Koeler e na Praça da Liberdade, as árvores sofrem com as ervas de passarinho. Na Avenida Piabanha, as luzinhas não chegam mas os cuidados especiais também não. Segundo Mirian, as raízes das raras e belas sapucaias à mostra nas margens do rio indicam os riscos de queda. As bromélias nos galhos também são sinais da falta de cuidado.

“As bromélias retém água e pesam. Há algum tempo esta foi a causa de um acidente na Piabanha, com a queda de bromélia gigante sobre um carro. Por sorte não houve feridos, apenas o dano material”, lembrou.

Questionada pela Tribuna, a Secretaria de Meio Ambiente informou que o serviço de manutenção é permanente e segue um cronograma estabelecido junto ao Ministério Público. A poda é orientada pela secretaria e realizada pela Companhia Municipal de Desenvolvimento (Comdep). Em relação aos cuidados na instalação das lâmpadas de led e retirada das mesmas, a secretaria disse que vai orientar da melhor forma a empresa.

Últimas