Uma estrela a brilhar… a brilhar…

27/09/2017 08:10

Ao pensar, escrever e se referir a mulheres notáveis, sem sombra de dúvida um nome ressalta resplandecente. Ao falar dela e sobre ela recorro à hermenêutica e busco no poeta Castro Alves, abolicionista que deixou fluir a riqueza de seu lirismo ao definir a poesia, como fez numa das estrofes de “à sombra da faia”: “A poesia é uma luz… e a alma uma ave… Querem trevas e ar. A andorinha, que é a alma, pede o campo, a poesia quer sombra, é o pirilampo… Pra voar… pra brilhar…” E folheio seu livro “Girassóis” Carmen Felicetti e, ali encontro vida, ritmo, cadência, de busca na fonte a melhor poesia. Sinto cheiro de Minas, da terra batida, dos capins-melados e café gostoso, torrado e moído na hora. Há suavidade e beleza entremeados de saudade.

 Empresta seu brilho fazendo-nos melhores, puros e felizes nesse compartilhar. Possui muito de anjo e pureza de flor, é, na verdade, um ser privilegiado pelo Criador. Exala o amor. Em feliz momento o laureado escritor Oscar Wilde disse “ainda que declarem guerra aos lírios e às rosas, nem o tempo poderá apagar a arte de Homero, Miguel Ângelo e Leonardo Da Vinci porque é eterna. Os poetas têm um quê de divindade.” E Carmen é poeta a espalhar o pão da beleza, é centelha divina, sempre em grande estilo, desfruta sem favor algum de lugar de honra tanto na Imperial Cidade, além fronteiras, quanto em nossos corações.

Dispensa apresentações sendo público notórias suas raras virtudes morais e intelectuais, mas, não custa relembrar ainda que de forma tênue os dotes que a cidade de Viçosa, (MG) nos mandou e que Petrópolis consagrou e fê-la Cidadã Petropolitana. Licenciada em Letras Anglo-Germânicas e Bacharel em Direito ambos pela UCP. Profa. de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. 

É uma das fundadoras e primeira presidente da APM. Primeira mulher eleita para a Câmara Municipal de Petrópolis, Secretária de Educação e Cultura e Secretária Extraordinária de Governo na P. M.P. Membro Titular das Academias: Brasileira de Poesia Raul de Leoni (Emérito), Petropolitana de Educação, cadeira no. 25, UBT e Petropolitana de Letras, Cadeira no. 15. Integra às Diretorias, inclusive presidente. Tem seus poemas em mais de 10 antologias. Publicou, também, o livro “Perfil do vento”. Esta é uma leve mostra de nossa estrela, detentora do prêmio Carauta de Souza na categoria obra poética. Apiedo-me desde já clamando aos cultos e atentos leitores, não leiam estas considerações munidos da severidade estoica dos antigos espartanos, mas com a generosidade ateniense, considerando-se que, por mais recorresse à semântica ou à retórica não conseguiria traçar o fiel retrato que emoldura nossa Carmen Felicetti, até porque não tenho a menor pretensão em tecer uma crítica literária a sua obra, destacada por experts literários, a exemplo de J.G.

De Araújo Jorge, Mauro Carrano e Castro etc. Resta-me louvá-la, aplaudi-la e dizer que embora não o faça com a perfeição do vernáculo, ainda assim, de forma frágil e perfunctória servem para expressar o meu carinho fraterno a quem tem um coração de anjo e deixa um rastro de luz por onde passa e tem por destino a arte da poesia a servir de acalanto aos privilegiados de seu convívio. Prossiga a nos encantar e enternecer hoje e sempre. É estrela e também um pirilampo a voar e a brilhar. 

Últimas