Uma quinta-feira importante para o futebol da Cidade Imperial

19/07/2023 08:00
Por Roberto Márcio, especial para a Tribuna

A quinta-feira em Petrópolis não será como as outras. Afinal, o estádio Atílio Marotti será palco de um jogo importante que fecha a penúltima rodada da Taça Santos Dumont: o Petrópolis/Gonçalense e Resende fazem um duelo que pode ser encarado como uma decisão, sim. As duas equipes precisam da vitória para continuar sonhando com a classificação para a semifinal do Campeonato Estadual da Série A2.

O fator casa é a chance do Petrópolis/Gonçalense, que está em quinto lugar e apenas a um ponto do quarto colocado (ArtSul), jogar o tudo ou nada para entrar no G-4. Depois de uma sequência incrível de três vitórias, o time do técnico Eduardo Allax viu sua reação ser parada pelo Sampaio Corrêa. É hora de esquecer esse resultado ruim e partir com tudo na busca pelos três pontos no “Atilhão”.

Se o Petrópolis/Gonçalense empatar, o time permanecerá na mesma classificação e com um gol a menos do que seu rival acima, o que, portanto, põe pressão por um triunfo. Caso vença, o time se igualará em pontos ganhos com o Americano e, para chegar à vice-liderança, terá que golear o Resende por uma diferença de cinco gols. Já para o rival que joga a Série D, a derrota pode deixar mais distante o desejo de voltar ao Campeonato Carioca em 2024.

Se alcançar o G-4, o Petrópolis seguirá pelo segundo ano no Top 4

O Petrópolis está em sua segunda temporada como Gonçalense na Cidade Imperial. Em sua estreia por aqui, até que não decepcionou e terminou o Campeonato Estadual da Série A2 na quarta colocação. A campanha foi de três vitórias, cinco empates e duas derrotas, com índice técnico de 46,7 por cento. A meta, entretanto, definida pelo gestor Alan Pascoal, é ser o campeão deste ano e ganhar uma vaga no Cariocão.

A luta é enorme para evitar a segunda vaga do rebaixamento

Se a disputa pelo título da Taça Santos Dumont é enorme, imaginem só para os que não querem cair para a Série B1 no ano que vem? A Friburguense, que já foi um habitué da elite do futebol do Rio, já está rebaixada para a Terceirona do ano que vem. O Macaé Sports, que nesta segunda fez 33 anos, está hoje com a vaga, mas assim como a Cabofriense, Maricá e Araruama, lutam para não perderem seus jogos. A combinação de resultados pode ser fatal.

Tradição petropolitana mantida com a conquista do título

Ao pesquisar no Google, diz que o hóquei sobre patins teria começado no Brasil na década de 50, mas a verdade é que a modalidade aportou em Petrópolis no final da década de 20. Já houve até campeonatos municipais do esporte. E essa tradição foi honrada recentemente pelas meninas da Casa de Portugal de Petrópolis, ao ganharem o título brasileiro.

A luta pelo reconhecimento, mesmo com o título brasileiro

Nos últimos sete anos, foram cinco conquistas da Casa de Portugal no Campeonato Brasileiro feminino de hóquei. Nada mal para a estrutura oferecida em relação às rivais como Sertãozinho, em São Paulo, onde este esporte se confunde com a história do município. O feito das petropolitanas é entrar na história. E não é só isso: elas são a base da seleção brasileira e ainda têm o técnico, Ricardo Bouchardet, o Boucha.

Serrano deve acelerar os preparativos após eliminação

O técnico Jordy Blanco já poderá contar com os jogadores do sub-20 para os treinos, que acontecerão no CT do Tigres do Brasil, em Xerém. Mas, com relação aos emprestados a clubes da Série A2, pode ser que tenha que esperar um pouco mais, sobretudo aqueles que têm certeza de que estão fora da semifinal da Segundona. O Leão da Serra também aguarda “P9”, o artilheiro Pablo, que deve voltar para a temporada 2023 pelo Leão.

Vera Cruz anuncia projeto certificado e pode captar recursos

Uma grande conquista recente do Vera Cruz ocorreu fora das quatro linhas. Foi anunciado que o “Projeto Vera Cruz Futebol” pode captar recursos na realização de programas com foco no desenvolvimento esportivo e social para crianças e adolescentes. O projeto consiste em captar recursos de entidades não governamentais, através de incentivos fiscais de Pessoas Físicas e Jurídicas, que podem colaborar com o projeto tendo dedução no Imposto de Renda. A divulgação aconteceu no Diário Oficial da União (Deliberação 1.608) no último dia 28 de Junho.

Os aprontos para o Mundial de mountain bike já começaram

Faltam duas semanas para o embarque para a Escócia, onde do dia três a 16 de agosto a capital Glasgow sediará o Campeonato Mundial de mountain bike. A prova é considerada a mais importante do planeta, não apenas pelos participantes, como também haverá diversas modalidades do ciclismo de montanha em disputa. Para os petropolitanos Henrique Avancini e Giuliana Salvini Morgen, a Giugiu, vão intensificar a preparação porque bons resultados no Reino Unido representam pontos para o ranking da UCI.

Giugiu se prepara para o Mundial que será na Escócia em agosto.
Foto: Divulgação

Corrêas divulga nomes da comissão técnica para a Taça Brasil de futsal 2023

O Esporte Clube Corrêas começou a divulgar os nomes dos membros da comissão técnica que vão integrar o elenco de Petrópolis na edição 50º da Taça Brasil de Clubes – Masculino – Divisão Especial, que acontecerá entre os dias 20 e 26 de agosto na cidade de Pato Branco, no Paraná. Além do técnico Josafá Bahia, os demais nomes são Robson Boller, Juan Constantino, Gilberto Gastadel, Daniel Bardy, Thiago Barbosa e Anderson Calixto.

Feminino do Serrano busca patrocinador para fortalecer seu projeto de futsal

As leoas da serra são, sem dúvida, as que melhor representam o futsal feminino da Cidade Imperial. E não é só isso: existe a ideia de montar um elenco de futebol para 2024. Para isso, o clube está em busca de patrocinadores que ajudem a custear o projeto esportivo desenvolvido por uma comissão técnica e diretoria competente. Os amistosos de futsal acontecerão até o final do ano, assim como a decisão de formar um time de futebol para, quem sabe, disputar o Estadual.

Últimas