União e Indústria: retrato do abandono

13/02/2017 08:52

A situação da Estrada União Indústria, principalmente o trecho entre Pedro do Rio e a Posse, tem sido lembrado por alguns vereadores, como Wanderley Taboada (PTB), que cobrou uma solução para esta via, considerada muito importante para os distritos. “O problema é que ninguém sabe de quem é a responsabilidade pela manutenção da União Indústria neste trecho, se o DNIT OU DER”, comentou o vereador.

Esta dúvida é porque em 2007 e 2009, o Governo do Estado editou dois decretos, sendo que o primeiro, afirmava ser responsável pelo trecho de Pedro do Rio a Posse e no segundo passava para a Prefeitura. No entanto, na época, ficou entendido que nem o Estado e nem o DNIT poderia passar a Estrada União Indústria para responsabilidade do município sem antes fazer as obras de melhorias e infraestrutura. 

O presidente da Câmara, vereador Paulo Igor (PMDB) disse que o prefeito Bernardo Rossi está agendando nova reunião com a presidência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para discutir a situação da Estrada União Indústria. Paulo Igor disse que este é um problema que se arrasta há muitos anos, prejudicando os moradores dos distritos e toda cidade, “e por isso, o prefeito quer uma solução do Dnit, pois, antes de entregar a estrada ao município, o departamento precisa fazer as obras de infraestrutura”. 

O problema é que a situação da Estrada União Indústria ainda não tem nenhum parecer favorável, ou melhor, nenhuma indicação de que obras de melhoria e infraestrutura serão realizadas ainda este ano. Apesar da intervenção do Ministério Público e de decisões judiciais que, desde 2009, obrigam o DNIT a recuperar 25 quilômetros da estrada, entre o Retiro e a Posse. No encontro com o prefeito Bernardo Rossi, no inicio deste mês, o diretor de infraestrutura rodoviária do órgão, Luiz Antônio Ehret Garcia, explicou que será realizada nova vistoria na estrada, que permitirá a elaboração do termo de referência que vai nortear o projeto. Só então será marcada a nova licitação. 

Para o presidente da Câmara, os moradores dos distritos não podem esperar por mais tempo para uma solução na Estrada União Indústria, pois, segundo ele e os vereadores desta região, a via vem se deteriorando rapidamente nos últimos anos e todas obras realizadas, são medidas paliativas. “O DNIT precisa dar uma resposta rápida e é isto que o prefeito está cobrando e por isso vai voltar a se reunir com diretores do órgão”. 

Entre os muitos problemas da estrada, um deles é grande quantidade de caminhões e outros veículos que, para fugir do pedágio na BR-040, na altura de Barra Mansa, entrou em Areal e seguem até o trevo de Bonsucesso, quando retomam a BR-040. A grande quantidade de veículos pesados e a falta de manutenção, vem causando problemas em toda a extensão da estrada e colocando em risco os milhares de petropolitanos que residem a sua margem ou passam diariamente por ela. 

O DNIT realizou concorrência pública e a empresa que venceu a licitação deveria ter iniciado as intervenções em abril de 2015, no entanto, desistiu das obras. A segunda colocada no processo estava impedida de contratar com o governo e a terceira demonstrou, à época, não ter interesse em seguir com o processo. Desde então a situação não mudou. O governo passado chegou a elaborar um projeto de intervenções na União Indústria para atender ao plano de mobilidade, no entanto o projeto foi rejeito pelo DNIT, alegando que não poderia mexer no seu projeto, que também não foi realizado. 

Últimas