UNIFASE promove I Jornada da Virada Climática

27/01/2023 17:06
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Petrópolis sofre com eventos climáticos de grandes proporções há muitos anos. Por isso, é necessário um esforço conjunto para propor soluções e evitar que tragédias, como as ocorridas nos dias 15 de fevereiro e 20 de março de 2022, se repitam.

Neste cenário, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) vai realizar a I Jornada da Virada Climática entre os dias 15 de fevereiro e 20 de março.

Inicialmente nomeado de Festival da Virada Climática, o evento agora carrega o nome de Jornada da Virada Climática. Em nota, Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da UNIFASE/FMP, falou sobre a mudança em relação ao nome do encontro:

“Os acontecimentos de fevereiro e março de 2022, mexeram muito com todas e todos nós. Sentimentos que vão nos acompanhar pelos nossos dias e que precisamos transformar em conhecimento e atitude de mudança, para que eles não se repitam. Não falo sobre as chuvas, porque essas, estão fora de nosso controle. Me refiro aos impactos… tudo que perdemos, sobretudo as vidas, não podem se repetir..

Quando pensamos em provocar essa reflexão, sobre a necessidade de pensar a cidade de Petrópolis e nossas atitudes, enquanto indivíduos e coletivos, pensamos em oferecer diferentes tipos de atividades que nos ajudassem nesse processo de pensar um outro modelo de cidade, um modelo de crescimento sim, mas um crescimento com sustentabilidade, respeitando as vidas, os direitos, o meio ambiente e todas as pessoas que aqui habitam ou passam – palestras, rodas de conversa, peças de teatro, exposição de fotos e de artes visuais, etc… E como é um conjunto de atividades de diferentes características, pensamos em usar o nome de Festival.

Entendemos e respeitamos as manifestações em relação ao nome escolhido, provocadas por imagens que nos trazem à memória, sentimentos que incomodam e entristecem. Em reconhecimento à essas manifestações e acolhendo a sugestão de muitas e muitos, pensamos em substituir “Festival” por “Jornada” – I Jornada da Virada Climática.

Jornada, nos remete a um caminho… um caminho que precisamos percorrer e nesse caso, uma jornada de reflexão, de diálogo, de ação e de mudança… gostaríamos de convidar todas e todos para fazer essa jornada com a gente… precisamos começar e queremos estar junto com vocês.

Em breve, estaremos divulgando a agenda em nosso site, nossas redes sociais e nos veículos de comunicação da cidade.

Obrigado!!!

Ricardo Tammela
Coordenador de Projetos e Extensão
UNIFASE/FMP

Últimas