UPA Cascatinha suspende atendimentos a partir desta terça: espaço será adaptado para internação de pacientes com Covid-19

26/05/2020 10:17

A UPA Cascatinha vai suspender os atendimentos a partir desta terça-feira (26) para que seja possível fazer as adaptações necessárias no espaço, transformando-o em unidade de internação para pacientes com sintomas de Covid-19. Na chamada UPA Vermelha funcionarão, a partir de 1º de junho, 25 leitos de UTI, ampliando a capacidade do município de absorver pacientes com a doença, garantindo o tratamento necessário. A mudança é temporária, enquanto durar a pandemia.

A orientação é que pacientes com sintomas da Covid continuem procurando os pontos de apoio montados no centro e em Itaipava. Pacientes com outros problemas de saúde devem buscar as demais unidades de urgência e emergência do município (UPA Centro, UPA Itaipava, Hospital Alcides Carneiro e Pronto Socorro Leônidas Sampaio, no Alto da Serra). 

“Estamos desde o começo da pandemia afirmando que faríamos de tudo para que a população não sofresse por conta do coronavírus. Demos início à essa guerra com poucos leitos de UTI e, hoje, temos 85 dedicados somente aos pacientes da Covid-19. Na próxima semana teremos mais 25 e, em breve, outras unidades vão permitir que a gente chegue a  144 leitos. Petrópolis vai vencer essa guerra, mas continuamos dependendo da ajuda de todos”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Leia também: 

Decretos restritivos valerão até dia 31 e flexibilização de funcionamento das atividades começa em 1º de junho

Prefeitura diz que vai multar em R$ 250 quem circular nas ruas sem máscara

Conheça o plano completo de reabertura do comércio e serviços de Petrópolis

Para que a UPA funcione com leitos de UTI será necessário reforçar os geradores de energia e a usina de oxigênio, além de fazer uma revisão da rede elétrica. Também será preciso organizar os leitos, garantindo odistanciamento conforme determina o Ministério da Saúde. 

Segundo o Diretor Geral das Unidades de Pronto Atendimento de Petrópolis, José Vitor Caldeira, a cidade vem se preparando desde o mês de março e, por isso, tem conseguido absorver os pacientes com sintomas de Covid-19.

“Estamos seguindo o caminho certo determinado pelo prefeito Bernardo Rossi. Acredito que nossos novos leitos de UTI serão extremamente importantes para dar a segurança necessária à população. Escolhemos a UPA Cascatinha para o novo local devido à localização. A unidade se encontra exatamente no meio do sistema de saúde do município, entre a UPA Centro, UPA Itaipava e Hospital Alcides Carneiro. No local ainda vamos contar com unidades móveis para transferências em caso de necessidade”, afirmou o diretor.

Serviço de odontologia será mantido no complexo

Com relação ao serviços de odontologia oferecido na unidade, a Prefeitura esclareceu que não haverá alterações. “O remanejamento de material seria praticamente impossível devido ao porte dos equipamentos. De qualquer forma o setor fica num ponto bem afastado e isolado de onde serão as UTI’s, garantindo a segurança nos atendimentos e deixando totalmente descartados os riscos de contaminação”, finalizou o diretor das Upas.

 

Últimas