Urnas começam a ser distribuídas em Petrópolis
As urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições começaram a ser distribuídas nesta terça-feira (23) para os locais de votação de Petrópolis. Elas estavam armazenadas no Polo Eleitoral da cidade, localizado no São Sebastião, desde o dia 6 de setembro, quando chegaram e foram testadas ainda para o primeiro turno. Até o próximo sábado (27), dia que antecede o pleito, as urnas serão gradativamente distribuídas para os locais de votação. Ao todo, foram disponibilizadas 771 urnas eletrônicas para atender os 125 locais de votação de Petrópolis, além de outras 129 urnas sobressalentes para substituírem as que apresentarem eventuais defeitos.
Veja também: TSE e TREs divulgam carta defendendo segurança das urnas eletrônicas
O TRE-RJ estima que 243.659 eleitores estão aptos a votar no próximo domingo, um dos dez maiores índices do estado do Rio de Janeiro. Além de Petrópolis, o polo atende as cidades de Teresópolis, Três Rios, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Sapucaia, Paraíba do Sul e Levy Gasparian.
Segundo o supervisor do polo Guido Gelli, as urnas foram inseminadas para o segundo turno entre os dias 16 e 22 de outubro. A inseminação é o processo de instalação dos programas nas urnas eletrônicas, com os nomes, números e fotos de candidatos, dados dos partidos e coligações e a ordem de votação. O procedimento também inclui a inserção de informações dos eleitores de cada seção eleitoral.
O supervisor informou também que na próxima quinta-feira (25) as urnas da 29ª Zona Eleitoral passarão por testes de conferência da tela antes de saírem para distribuição. A avaliação é feita para justamente averiguar a veracidade das informações inseminadas nas urnas.
O segundo turno das eleições acontece no próximo domingo (28), e os eleitores poderão votar no período entre 8h e 17h.