Urnas que serão auditadas foram definidas na manhã deste sábado (29)
A Justiça Eleitoral definiu, em cerimônia pública, às 9h, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), as 43 seções eleitorais cujas urnas serão auditadas no segundo turno. Segundo Roberto Hang Júnior, Assistente do Juízo da 29ª Zona Eleitoral, 33 seções foram para teste de integridade e dez para teste de autenticidade. Além disso, a seção 104 está entre as dez seções que serão verificadas para teste de autenticidade neste domingo (30), às 7h, no Palmeira Futebol Clube localizado na Rua Quissamã.
Entenda como é feita a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas
Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um dia antes das eleições, a Justiça Eleitoral deve sortear, em cerimônia pública, algumas seções eleitorais de todo o Brasil. O número de urnas a ser auditado varia, de três a cinco, dependendo do número de seções eleitorais que a unidade da Federação (UF) possuir. O objetivo é conferir se os votos inseridos na urna correspondem exatamente ao resultado que ela produz.
Ainda no sábado, as urnas eletrônicas escolhidas devem ser retiradas das seções de origem e instaladas imediatamente nos TREs, em salas com câmeras de filmagem. As urnas retiradas das seções são, então, substituídas por novos equipamentos.
A comissão deve providenciar o número de cédulas de votação, por seção eleitoral sorteada, que corresponda a, aleatoriamente, entre 75% e 82% do número de eleitores registrados na respectiva seção eleitoral. As cédulas deverão ser preenchidas por representantes dos partidos políticos e das coligações e guardadas em urnas de lona lacradas.
Na ausência dos representantes dos partidos políticos e das coligações, a comissão providencia o preenchimento das cédulas por terceiros, excluídos os servidores da Justiça Eleitoral. As cédulas deverão ser preenchidas com os números correspondentes a candidatos registrados no pleito, a votos nulos, a votos de legenda, e deverão existir cédulas com votos em branco.