Uso de drogas à luz do dia em ruas do Centro Histórico assusta e preocupa moradores

De acordo com PM, policiamento será intensificado em locais considerados mais críticos

29/06/2022 09:10
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

Moradores denunciam o uso de drogas em ruas movimentadas do Centro Histórico à luz do dia. Um dos pontos considerados mais críticos é na Rua Prudente Aguiar, onde pessoas usando drogas como cocaína, maconha e álcool podem ser vistas ao longo de todo o dia. Além do comércio e prédios residenciais, há pontos de embarque e desembarque de ônibus no trecho, pessoas que passam pelo local diariamente se dizem assustadas. 

Nesta segunda-feira, uma pessoa que passava pela via registrou imagens de, pelo menos, cinco pessoas reunidas fazendo uso de cocaína por volta de 17h30, sem que nenhum tipo de intervenção fosse feita. Entre as pessoas flagradas, é possível identificar homens e mulheres jovens.

“Não sabemos o que fazer, está totalmente fora do limite. Temos medo de assaltarem alguém e até de fazerem algo pior, pois não sabemos quem está ali, o que são capazes de fazer. Alguém precisa fazer alguma coisa”, disse a pessoa que registrou as imagens, que pediu para não ser identificada por medo de represálias.

Um outro local que tem se tornado ponto de tráfico e uso de drogas é o Bosque do Imperador, ou Praça do Cenip. Ao longo do dia, os bancos do local, em especial próximo ao parquinho, são divididos entre pessoas em situação de rua, usuários de entorpecentes e traficantes, que muitas vezes anunciam a venda de drogas em alto e bom som para pedestres que passam pelo local.

O Centro Histórico possui duas bases da Polícia Militar, a primeira fica na Rua 16 de Março, onde há o policiamento durante o dia. E o Bairro Presente, programa recém inaugurado pelo Governo do Estado, e que tem também o objetivo de fazer dar apoio ao policiamento ostensivo na região central da cidade. A PM questionada nesta terça-feira sobre ações e efetivo do Bairro Presente em Petrópolis, o Estado não respondeu até a publicação da reportagem.

PM diz que vai intensificar policiamento

Questionada sobre as denúncias da população, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que a Corporação atua de forma ostensiva, empregando o policiamento diuturnamente em todo o território do Rio de Janeiro, distribuindo o efetivo estrategicamente de acordo com a análise da mancha criminal das regiões. Além disso, o policiamento na região da Prudente Aguiar e Bosque do Imperador será intensificado.

De acordo com a Assessoria da PMERJ, o comando do 26ºBPM (Petrópolis) se coloca à disposição dos órgãos municipais para realizar ações integradas com as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos. 

Aumento de apreensões de drogas neste ano

Dados do ISP apontam que, entre janeiro e maio deste ano, o total de apreensões de drogas sem um autor identificado aumentou 38% na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o total de prisões por tráfico aumentou 2,3% e o número de pessoas detidas por posse ou uso de entorpecentes caiu 41,9%.

Segundo os dados, 54 apreensões sem um autor identificado aconteceram até 31 de maio de 2022, enquanto nos cinco primeiros meses do ano passado, foram 39 registros. No mesmo período deste ano, 216 pessoas foram presas por tráfico, cinco a mais do que em 2021. Também entre janeiro e maio de 2022, 61 pessoas foram autuadas por posse e uso de entorpecentes, enquanto no ano passado o total chegou a 105 nas duas delegacias da cidade.

Últimas