Usuários de transporte por aplicativo enfrentam dificuldades para conseguir corridas em Petrópolis

09/11/2022 19:54
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Surgindo na última década como grande opção para problemas de mobilidade urbana, os aplicativos de transporte conquistaram rapidamente os brasileiros, conforme iam chegando às cidades. Em Petrópolis, o serviço começou a ser ofertado em 2018 e logo virou sucesso, com várias pessoas solicitando os carros e diversos motoristas se cadastrando na plataforma. No entanto, alguns anos depois, a lua de mel passou e, de lá para cá, alguns problemas estão sendo enfrentados pelos moradores da Cidade Imperial na hora de solicitar uma corrida.

O aspecto mais problemático, apontado pelos passageiros, é o motorista que aceita a corrida e cancela algum tempo depois. Na maioria das vezes, o condutor aceita a solicitação e cancela logo em seguida, mas, em outros casos, o motorista está terminando uma viagem, aceita outra e cancela vários minutos depois, aparecendo a mensagem “o motorista teve que cancelar”, fazendo com que o passageiro se atrase e tenha que solicitar uma nova corrida. Além disso, vários condutores cancelam a corrida após perguntar ao passageiro qual é o destino. Outra dificuldade é o preço, que, em alguns momentos, é atraente e, em outros, é bem caro. Isso ocorre por conta da tarifa dinâmica que o aplicativo calcula. Outro problema é a ausência de carros disponíveis em alguns momentos do dia, o que acontece com mais frequência quando chove.

Transporte por moto

Embora o serviço de mototáxi não seja permitido em Petrópolis, os aplicativos de transporte passaram a oferecer a opção. Há alguns meses o serviço está disponível e já conta com um bom número de usuários e condutores. Em fevereiro deste ano, após o início da atividade, a CPTrans chegou a afirmar que o serviço não era regulamentado no município.

Cancelamento de corridas

Em janeiro deste ano, o Procon da cidade do Rio de Janeiro multou a Uber e a 99, duas das principais empresas de transporte por aplicativo, por conta do alto número de cancelamento de corridas. O valor da multa aplicada às duas empresas somou cerca de R$ 8 milhões.

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