Usuários do transporte público ainda sofrem com falta de manutenção dos ônibus e atrasos frequentes

26/04/2023 09:53
Por Helen Salgado

O transporte público em Petrópolis permanece sendo alvo de críticas. As reclamações são diversas: falta de manutenção dos coletivos, atraso nos horários e a falta de veículos para atender as localidades – passageiros relatam uma linha de ônibus atendendo até três locais diferentes.

Seja no Centro ou nos bairros mais distantes, quem utiliza o transporte público precisa ter paciência para conseguir se locomover na cidade. Alice Vianna é moradora da Rua Dom João Braga, no Alto da Serra, ela e outros moradores relatam que a situação dos ônibus na localidade a cada dia piora. Um mesmo ônibus faz três linhas: Dom João Braga, Praça Catulo e Euclides da Cunha.

“O intervalo entre um horário e outro para quem pega esse ônibus é de uma hora e dez minutos, quando ele não está atrasado, o que é frequente, ou quando não calha de pular o trajeto de uma das três linhas quando há mais pico de trânsito na cidade”, diz.

Os moradores, por diversas vezes, já seguraram os ônibus no ponto final do bairro como forma de manifestação a fim de conseguir melhorias no transporte público da região. Após tentativas constantes, os moradores tiveram, finalmente, um retorno da CPTrans, que prometeu fazer uma troca de carro e linhas para viabilizar e melhorar os horários – em vez de fazer três linhas, faria apenas duas, a Dom João Braga e Aldo Tamancoldi.

Leia também: Moradores da Rua Dom João Braga, no Alto da Serra, fazem manifestação reivindicando melhorias no ônibus da região

No entanto, Alice afirma que seriam necessárias placas de sinalização e pinturas na via, a fim de evitar o estacionamento irregular, que atrapalha os motoristas de ônibus. “Chegaram a começar o trabalho, pintaram o ponto final e ficaram de voltar para continuar, só que não retornaram mais, aparentando ter abandonado o trabalho”, conta a moradora.

Atrasos e quebras de ônibus da Viação Cascatinha também são constantes

Na noite dessa segunda-feira (24), após um dia intenso de trabalho, os moradores da Comunidade do Neylor, que utilizam a linha 525, ficaram cerca de 45 minutos no ponto da Praça Dom Pedro II aguardando o coletivo.

Print de um post de um morador.
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quando, depois de muita espera, o ônibus chegou, os passageiros perceberam que o veículo estava quebrado. Um dos usuários que aguardava o ônibus relatou que o coletivo passou pelo ponto abandonando os passageiros que estavam à espera. Outro morador da região que utiliza a linha e que estava no ponto, informou que o coletivo já tinha quebrado na parte da tarde e até à noite não tinha sido substituído.    

Ônibus da Viação Cascatinha quebrado na Estrada do Sítio, na Comunidade do Neylor.
Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com um dos passageiros, que preferiu não ser identificado, a quebra dos ônibus é frequente e, além disso, os ônibus demoram a ser substituídos. “Fora que no horário de pico, por volta das 19h/19h30, o ônibus é retirado e vai em direção a garagem na maioria das vezes”, relata.

O que diz o Setranspetro

Sobre a situação da Rua Dom João Braga, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) informou que, qualquer acréscimo de horário ou ônibus, precisa ser feito de maneira responsável, analítica e técnica, para evitar que aumente ainda mais o prejuízo no sistema de transporte público por ônibus.

O Sindicato das Empresas acrescentou, ainda, que analisando de forma constante a operação desta linha, a Petro Ita identificou que a quantidade de partidas e o atual quadro de horários são suficientes para atender a demanda de passageiros, que ainda não se recuperou e segue sendo uma das menores da região, e que ainda assim, a empresa segue estudando formas de ampliar o atendimento, desde que a demanda de passageiros volte a aumentar, conforme prevê o plano de melhorias da empresa, que vem retornando com algumas linhas de ônibus, de forma gradativa, de acordo com a necessidade de cada localidade.

A respeito dos problemas com a Viação Cascatinha, a empresa destacou que a linha 525 – Comunidade do Neylor opera com dois micro-ônibus e, somente nos últimos 10 dias, cumpriu mais de 97% das viagens programadas neste período, índice considerado positivo para a região, que conta com ruas estreitas e íngremes, resultando em maior desgaste aos coletivos e possibilidades de quebra.

A Cascatinha informou que não procede a informação de que um dos ônibus estaria quebrado, na tarde de segunda-feira (24). Somente à noite, por volta das 19h30, que o coletivo precisou ser direcionado para uma correção específica, que durou dez minutos, voltando a operar em seguida. Nessa terça-feira (25), não foi identificado nenhum problema na operação.

Sobre a sinalização

Questionada, a Prefeitura de Petrópolis informou que fez o asfaltamento de toda a Rua Dom João Braga. Ainda segundo a PMP, esse foi um dos diversos investimentos do programa Nosso Bairro, que levou ações integradas do governo municipal à região do Alto da Serra. O serviço também contempla a sinalização, que será finalizada.

Últimas