Vacinação antirrábica termina neste sábado

18/11/2017 09:20

A Prefeitura encerra hoje a campanha de vacinação antirrábica do município. Dividida em sete etapas, a imunização protegeu 32 mil animais. A última fase ocorre em 5 Postos de Saúde, 4 associações de moradores e em 7 pontos de vacinação, além das ações volantes nos bairros Contorno, Fazenda Inglesa, Alto da Derrubada, Duarte da Silveira, Moinho Preto, João Xavier, Rocio, Vale do Carangola, Manga Larga, Madame Machado e Cuiabá, de 9 às17h.

As pessoas que moram em outras regiões e ainda não conseguiram vacinar os seus animais de estimação podem levá-los aos postos que estarão abertos hoje. Em Petrópolis não há casos registrados de raiva em animais domésticos há mais de 30 anos.

A expectativa da Secretaria de Saúde é que 900 animais domésticos sejam imunizados na região e protegidos contra a doença por um ano. O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explica que a raiva é uma doença grave de origem viral transmitida, em geral, por mordidas de animais infectados, arranhões ou mesmo lambidas. 

 “Conseguimos seguir o nosso cronograma e manteremos a doença afastada do município. A pessoa que não conseguiu acompanhar a vacinação no seu bairro poderá procurar esses postos para que os animais recebam as doses. O importante é que todos os cães e gatos sejam vacinados contra raiva que é uma doença que pode ser transmitida para pessoas e levar a morte”, alerta o Secretário de Saúde, Silmar Fortes.

O cronograma de vacinação seguiu a programação iniciada no ano passado, ou seja, os animais foram imunizados na mesma época obedecendo ao intervalo de aplicação das doses que é de 1 ano.  A Coordenação de Vigilância Ambiental também promoveu capacitação às equipes fornecendo as orientações adotadas durante a campanha, como por exemplo, não vacinar animais doentes ou debilitados. A vacinação é aplicada em animais a partir dos 3 meses de vida e em plenas condições de saúde.

O transporte dos animais também deve ser realizado de forma adequada com coleiras ou caixas de transportes. Cães e gatos que tiverem histórico de agressividade precisam estar utilizando uma focinheira. 


Últimas