Vacinação contra a raiva animal acontece neste sábado

14/06/2018 20:08

Cães e gatos do segundo, terceiro e quarto distritos deverão ser imunizados contra a raiva animal, neste sábado (16), em 11 postos de vacinação, das 9 às 17 horas. A campanha, que teve início em maio, chega ao fim em novembro. Dividida em sete etapas, os moradores que não conseguiram vacinar os seus animais de estimação nas duas primeiras etapas poderão encaminhá-los neste sábado para receber a imunização. Em Petrópolis não há casos registrados de raiva em animais domésticos há mais de 30 anos.  

A segunda etapa da campanha vai atender moradores de Pedro do Rio, Itaipava, Benfica, Estrada do Gentio, Araras, Malta, Vista Alegre, Santa Luzia, Vale das Videiras e Secretário e suas adjacências. A expectativa da Secretaria de Saúde é que 3,7 mil animais domésticos destes locais estejam protegidos contra a doença por um ano. A raiva é uma doença grave de origem viral transmitida, em geral, por mordidas de animais infectados, arranhões ou mesmo lambidas. A meta é imunizar, pelo menos, 28,6 mil animais em todo o município.

“São mais de 30 anos sem registro da doença em animais e nunca tivemos casos em humanos. Para manter a doença afastada do município, é preciso conscientizar a população que imunize os seus animais de estimação. Se a pessoa não conseguiu acompanhar o cronograma no seu bairro na primeira etapa, ela pode procurar esses postos para que eles recebam as doses. Se a campanha ainda não chegou ao seu bairro, pode aguardar, pois ainda teremos outras cinco etapas e todas as regiões serão atendidas. O importante é que todos os cães e gatos sejam vacinados contra raiva que é uma doença que pode ser transmitida para pessoas e levar a morte”, disse o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

O cronograma segue a programação iniciada no ano passado, ou seja, os animais serão imunizados na mesma época obedecendo ao intervalo de aplicação das doses que é de um ano.  A Coordenação de Vigilância Ambiental também promoveu capacitação às equipes fornecendo as orientações a serem adotadas durante a campanha, como, por exemplo, não vacinar animais doentes ou debilitados. A vacinação é aplicada em animais a partir dos 3 meses de vida e em plenas condições de saúde.

“Só não iremos fazer a imunização caso eles estejam debilitados ou doentes como, por exemplo, com diarreia ou vômitos. A vacina não apresenta contraindicação e para aplicá-la é preciso levar o comprovante anterior. Basta apresentar um documento de identidade do dono do animal”, explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Fagundes Pellegrini.

A coordenação de Vigilância Ambiental também orienta os proprietários dos animais a realizarem o transporte de forma adequada com coleiras ou caixas de transportes. Os que tiverem histórico de agressividade precisam estar utilizando focinheira. 

“É importante que os adultos conduzam os animais no dia da vacinação. É muito arriscado colocar crianças para realizar esse transporte ou imobilização por ser uma situação de estresse para o animal e ele pode ficar agressivo ou até mesmo fugir. Outro ponto importante é quanto às fêmeas que estiverem amamentando ou grávidas, elas também podem ser vacinadas, no entanto elas precisam ser conduzidas para vacinação com conforto e tranquilidade”, ressalta Maria Beatriz.

Confira os locais da vacinação

Posto 1: 

Escola Municipal João de Deus (Pedro do Rio): 9 às 17h

Alto do Pegado: 13h30 às 14h30h

Retiro das Pedras: das 14h45 às 16h30

Posto 2:

PSF Secretário: 9 às 16h

Posto 3:

Sertão – Estrada Aluizio Costa Leite (Próximo ao número 201): 9h30 às 10h

Posse dos Coqueiros: 10h30 às 11h

Anápoles: 11h30 às 12h

Estrada do Gambá: 13 às 13h30 

Eldorado – Estrada do Cemitério Vila Ismael Espírito Santo: 14 às 14h30

Rocinha – Escola Municipal Major Theophilo de Carvalho: 15 às 16h30

Posto 4:

Escola Municipal Celina Schechner (Santa Monica): 9 às 17h

Posto 5:

Centro de Cidadania – Itaipava: 9 às 17h

Posto 6:

Escola Municipal Dr. Paula Buarque (Benfica): 9 às 12h

CEI Luiz Marchiori (Estrada Gentil): 13h30 às 16:30h

Posto 7:

Colégio Anglicano (Araras): 9 às 17h

Poço dos Peixes: 13h30 às 16:30h

Posto 8:

UBS Araras: 9 às 17h

Posto 9:

Comunidade Vista Alegre (Araras): 9 às 12h

Comunidade Santa Luzia (Araras): 13 às 16h

Posto 10:

Vale das Videiras – Prata: 9h30 às 12h30

Ponto final da linha que atende o Vale das Videiras: 14h às 16:30h

Posto 11:

Coreto do Vale das Videiras: 9h30 às 12h

Todas as transversais da Estrada Almirante Paulo Martins Meira até o alto do Vale das Videiras: 13h15 até 16h30

 

Últimas