Vacinação contra febre amarela continua; confira lista de postos de saúde

30/01/2018 12:00

Quem ainda não tomou a vacina contra a febre amarela deve ficar atento: a Secretaria de Saúde manterá a campanha de imunização, mas apenas em 15 unidades de saúde. No último sábado, ‘Dia D’ de vacinação, equipes atuaram em 29 pontos e aplicaram 4.957doses da vacina. O município segue aplicando a dose única, de 0,5 ml, preconizada pela Organização Mundial da Saúde para proteção para a vida toda contra a doença. A Secretaria de Saúde manterá, ainda, ações de vacinação volantes para levar a vacina às áreas rurais, de mata ou de difícil acesso.

“Esse número de pessoas imunizadas reforça que ainda há petropolitanos que não se vacinaram mesmo com a Prefeitura oferecendo as doses diariamente em 15 unidades. Temos 60% da população imunizada (198 mil pessoas) mas queremos aumentar essa cobertura. A vacina em Petrópolis garante a proteção para vida toda, não é fracionada e estamos trabalhando para levar as doses às áreas de difícil acesso em novas ações volantes que estão sendo programadas”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

Para tomar a vacinar é preciso ter entre 9 meses a 59 anos. Adultos devem apresentar documento de identidade e, no caso de menores de 18 anos,é necessário levar a caderneta de vacinação. Os idosos precisam apresentar liberação médica. 

“A população precisa se conscientizar de que a única forma de se evitar a doença é tomando a vacina. Não temos nenhum petropolitano contaminado por febre amarela e queremos continuar assim. Para isso, a população precisa se vacinar. Quem não conseguiu participar do Dia D pode se vacinar durante a semana com tranquilidade na unidade mais próxima a sua residência”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes. 

Até agora foram confirmados 27 casos de febre amarela no Estado (quatro casos em Teresópolis, sendo dois óbitos; 13 em Valença, com quatro óbitos; um em Nova Friburgo, com um óbito; 1 em Petrópolis – caso de um morador do Rio  que passou o réveillon na cidade e passou por uma trilha no Vale das Videiras; um em Miguel Pereira, sendo um óbito; dois em Duas Barras; um em Rio das Flores, com um óbito; um em Vassouras; dois casos em Sumidouro e um em Cantagalo).

A Vigilância em Saúde recomenda que, caso a pessoa visite alguma área de risco fazendo alguma trilha ou incursão na mata, por exemplo, faça uso de repelentes por até 10 dias após a aplicação da vacina – tempo necessário para a imunização fazer efeito no organismo.

“O nosso público-alvo são crianças a partir de nove meses a adultos com até 59 anos. A imunização é contraindicada para gestantes, pessoas com o sistema imunológico debilitado e pessoas alérgicas à gema de ovo. Os idosos devem ser vacinados apenas com a liberação de um médico”, frisa Elisabeth Wildberger, diretora da Vigilância em Saúde.

Centro de Saúde contou com uma médica orientando os idosos

 or ser a maior sala de vacinação do município, o Centro de Saúde Coletiva contou com o apoio de uma geriatra para orientar os idosos que buscaram a imunização contra Febre Amarela no Dia D. Dos 150 atendimentos realizados pela médica Rita Ravaglia, apenas 10 idosos foram liberados para vacinar. A especialista reforça que o ideal é que aqueles que estão acima dos 60 anos evitem viajar para área de risco de contágio da doença.

“Os liberados para tomar a vacina só tomaram por não terem nenhuma doença preexistente e por irem viajar para áreas de circulação do vírus. A recomendação para os idosos não liberados para se vacinar é que evitem as áreas de mata fechada neste período ou evitem viajar para regiões com circulação confirmada do vírus. Essa doença é típica do verão e em Petrópolis não temos casos em moradores, então é importante que eles não se exponham ao risco, já que a vacina apresenta o vírus atenuado, ou seja, a pessoa que tomar pode desenvolver os sintomas da doença que, para o idoso é mais agravado por ter um sistema imunológico mais lento”, orienta.

Lista dos postos de Saúde e demais locais de vacinação:

*Atendimento de segunda a sexta-feira de 8h às 16h – Com intervalo de 1 hora de almoço

– Centro de Saúde Coletiva – Rua Santos Dumont, s/nº

– PSF Alto da Serra – Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)

– PSF São Sebastião – Rua São Sebastião, nº 625

– UBS Alto Independência – Rua Ângelo João Brand, s/n°

– UBS Quitandinha – Rua General Rondon, nº 400

– UBS Retiro – Av. Barão do Rio Branco, s/n°

– Ambulatório Escola –  Rua Hívio Naliato, nº 169

– UBS Itamarati – Rua Bernardo Proença, nº 32

– Hospital Alcides Carneiro – Rua Vigário Corrêa, 1.345

– UBS Morin – Rua Pedro Ivo, nº 81 – Morin

– UBS Itaipava – Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, s/n°

– UBS Pedro do Rio – Estrada União e Indústria, s/n°

– PSF Posse – Estrada União de Indústria, nº 33.530

– Coordenação Epidemiologia – Hospital Municipal Nelson de Sá Earp – Rua Paulino Afonso, 455

– UBS Mosela – Rua Mosela, nº 744

Últimas