Vacinação: Em Friburgo, 120 crianças recebem a dose contra a covid no primeiro dia de campanha

20/01/2022 09:30
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Nova Friburgo deu início, nessa quarta-feira (19), à campanha de vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos. De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Saúde, 120 crianças de 11 anos com comorbidade ou deficiência permanente receberam a primeira dose. A pasta não tinha divulgado o número de crianças institucionalizadas que também receberam o imunizante.

“Nos próximos dias serão divulgadas as novas datas para continuação da imunização das crianças no município. Fique atento aos canais oficiais do Executivo, onde os calendários serão informados”, destacou a secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano.

Vacinação em Friburgo

A imunização pediátrica está sendo feita com o estoque disponível – o município recebeu nessa primeira remessa 940 doses. Senhas são distribuídas nas unidades, já que os imunizantes serão distribuídos de forma igualitária nas Unidades Básicas de Olaria, Conselheiro Paulino, Cordoeira e São Geraldo, e proporcionalmente igual nas Estratégias de Saúde da Família das localidades de Riograndina, Amparo, Campo do Coelho, Lumiar e Mury. Entretanto, não é necessário aglomeração. Conforme Nova Friburgo for recebendo vacinas, a Secretaria de Saúde irá disponibilizá-las, sem prejudicar a imunização das crianças.

Os pais e/ou responsáveis pelas crianças desse público deverão apresentar CPF, RG, cartão do SUS, comprovante de residência, carteirinha de vacinação infantil e uma declaração médica ou receita que comprove a comorbidade.

Confira a lista de comorbidades classificadas pelo Ministério da Saúde:

Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo
Insuficiência cardíaca (IC)
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensa
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênita no adulto
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
Doenças neurológicas crônicas
Doença renal crônica
Imunocomprometidos
Hemoglobinopatias graves
Obesidade mórbida
Síndrome de down
Cirrose hepática

Últimas